Nós de lenços usados pelo gaúcho

Olá, amigos que acompanham esta coluna, onde procuro relatar atos e fatos que dizem respeito as nossas mais caras tradições. Vocês conhecem os nós de lenços que o gaúcho usa? Então acompanhem o que escrevo a seguir:

Simples ou chimango:
Identificam-se como lenço branco, usado pelos opositores aos maragatos nas revoluções de 1923 e 1930, apelidados de chimangos; pode ser usado também em lenços nas cores azul-claro, azul-escuro, verde, amarelo, branco, preto (luto), preto-branco (luto aliviado), verde-claro, bege, marrom, vermelho-branco, bicolor e multicor.

Quatro-cantos ou maragato:
Adotado pelos rebeldes denominados farroupilhas que o usavam em seus lenços durante a Revolução Farroupilha, e até anteriormente. Se aceita ainda este nó em lenços encarnados, colorados, pretos e preto-branco.

Saco de touro, três galhos e amizade:
Também chamado de nó farroupilha, é usado em lenços de cores encarnadas, vermelho, colorado, verde, preto e preto-branco.

Crucifixo:
O peão ao usá-lo parece estar com um crucifixo no pescoço. É muito usado em missas e festas religiosas, não havendo restrições quanto à cor para seu uso.

Pachola:
Possui duas posições: destro e canhoto, identificando assim o peão que o usa. Pode ser usado em lenços de todas as cores, exceto em preto e preto-branco.

Papagaio, soledade ou triangular:
Um dos nós mais belos, não havendo restrições quanto à cor do lenço em que vai ser usado.

Namorado:
Possui três posições na medida em que os nós são afastados sendo elas: apaixonado, se o nó estiver apertado; querendão, se houver espaço entre os nós e livre, se o espaço se alargar. Pode ser usado em lenços de todas as cores.

Bem, amigos, por hoje é só, mas lembrem-se de que é muito importante a sobriedade no vestir, pois de nada adianta estarmos com o lenço correto, mas com o restante da indumentária incorreta. Exemplo: lenço vermelho com um belo nó de quatro, mas com uma camisa preta e assim por diante. Obrigado pela atenção e conto com vocês na próxima coluna.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome