Melhores dicas para estacionar corretamente: não erre nunca mais – parte II

Rubilar Barros.

Cuidados ao manobrar

Veja agora algumas dicas para estacionar corretamente em vagas específicas:

Vagas em 90º ou inclinadas: comuns em estabelecimentos comerciais. Prefira entrar de ré, para facilitar o processo de saída. Lembre-se de sinalizar a sua entrada e saída, uma vez que o fluxo de veículos pode ser intenso;

Vagas paralelas: é a vaga da “baliza”, uma das mais comuns de se estacio­nar. Para estacionar em uma dessas, acione o repetidor de direção para o lado da vaga, reduza a velocidade, vire o volante totalmente para o lado em que está a vaga, engate a ré e, com tranquilidade, permita que o veículo se encaixe na vaga. Pelo retrovisor, atente-se para a posição e proximidade do veículo de trás;

Vaga de estacionamento: nesse caso, as vagas geralmente são diagonais. Para entrar nelas, basta girar o volante quando os retrovisores estiverem na mesma altura da marcação que divide a sua vaga e a vaga do carro ao lado;

Vagas localizadas em descidas: para estacionar o seu carro corretamente em uma ladeira, lembre-se de engatar a primeira marcha e, então, ativar o freio de mão;

Vagas entre a pilastra e a parede: se a vaga for muito estreita, prefira deixar o lado do motorista com mais liberdade, mesmo que isso signifique deixar um dos lados colado à pilastra ou parede.

Acessórios para auxiliar

A câmera de ré e o sensor de estacionamento são dois acessórios muito úteis e que estão disponíveis em alguns carros mais novos–ou em veículos que foram equipados posteriormente, claro.

Respeite as sinalizações

Entre as melhores dicas para estacionar corretamente, essa merece uma menção honrosa: afinal, sem respeitar as sinalizações é impossível dirigir corretamente–e você estará sempre correndo risco de receber multas, promover acidentes ou perder o seu veículo.

Como estacionar um carro manual?

Confira a seguir o passo a passo para fazer o estacionamento do seu carro manual:

  • desacelere o carro;
  • faça uso da sua visão periférica;
  • não hesite em sair do carro para ver se o mesmo foi estacionado de forma certa;
  • não se esqueça do freio de mão.

Como estacionar um carro automático?

Veja agora as melhores dicas para estacionar corretamente o seu car­ro automático:

  • aproxime-se do local lentamente;
  • troque os freios no local;
  • aperte no freio de mão.

Como estacionar um carro de ré?

Primeiro, dirija o seu carro para além da vaga, sem esquecer de sinalizar aos carros que estão próximos que você deseja estacionar e que, portanto, eles devem desviar.

Ao estacionar de ré, jamais atravesse a rua. A vaga, portanto, deve estar sempre à sua direita.

Confira, antes de andar com o carro, se não há pedestres, outros veículos se movimentando, crianças ou animais atrás de você.

Essa é a hora de colocar o carro na marcha à ré: para tal, gire o volante para a direita e, então, mova o veículo. Acione o acelerador enquanto o carro se movimenta, mas mantenha a suavidade no movimento. Durante todo esse percurso, utilize o seu sensor de ré ou, então, mantenha os olhos no retrovisor.

Quando o veículo estiver paralelo com a vaga, vire-o para a esquerda. Então, pise no freio sem se movimentar. Basta então fazer com que os pneus fiquem retos por meio de mais um giro do volante.

Dê ré. Então, ajuste o seu veículo, mantendo o espaço nas duas laterais do carro sempre iguais. Quando estiver satisfeito, coloque o carro em ponto morto e desligue-o. Na hora de sair, por fim, não abra a porta “com tudo”: veja, antes, se há espaço suficiente para que você saia.

Como estacionar sem freio de mão?

Essa não é uma boa prática. O correto é fazer uso do freio, visto que ele garante que o seu carro permaneça imóvel na vaga onde foi colocado e não gere acidentes.

Seguro Auto Justos

Mesmo que você siga à risca as nossas dicas para estacionar corretamente, é preciso que você busque sempre estar um passo à frente quando o assunto é segurança.

Ter um seguro para automóveis, hoje, é garantia de auxílio em caso de aci­dentes ou falhas mecânicas, além de muito mais tranquilidade para andar, seja sozinho ou com a sua família.

Fonte: Justos

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome