Mesmo que você saiba dirigir bem e busque estar atento às normas de trânsito, pode haver um pouco de dificuldade na hora de estacionar e está tudo bem com isso!
Com as dicas para estacionar corretamente que daremos a seguir, você terá muito mais facilidade para colocar o seu veículo em uma vaga ou para escolher qual é a melhor opção de vaga para você. Quer saber mais? Confira o conteúdo que preparamos!
Qual a maneira correta de estacionar?
A sua primeira preocupação deve ser, claro, encontrar um espaço seguro para deixar o seu veículo. Muitas vezes, os motoristas recorrem a espaços públicos para deixar o seu carro e isso nem sempre é uma boa ideia, especialmente nas grandes cidades ou em áreas de violência urbana elevada.
Sempre que possível, prefira deixar o seu automóvel em um estacionamento pago. Isso pode exigir algum planejamento extra, mas uma coisa é certa: essa é, hoje, uma das melhores formas de se prevenir contra assaltos, roubos de veículos, emboscadas e afins. O barato pode sair caro!
Outra dica para estacionar corretamente é: tenha tranquilidade na hora de fazer as manobras. Somos frequentemente estimulados a fazer as coisas com pressa, mas isso não é uma boa ideia quando falamos sobre manobrar veículos. Lembre-se que o seu bem está em jogo e o bem de terceiros também pode estar.
Verificar o freio de mão é uma atitude que jamais deve ser esquecida. Se você é um motorista novo, o cuidado deve ser redobrado. Quando o freio de mão não está puxado, o veículo pode se movimentar e isso, claro, pode gerar uma série de circunstâncias desagradáveis.
Na hora de escolher a sua vaga, preste atenção nas especificações, avalie se o espaço disponível é adequado para o seu carro e não se esqueça de verificar a existência de paredes e pilastras.
No que tange à sinalização, por fim, preste atenção em:
- Vagas exclusivas para pessoas gestantes, idosas ou com mobilidade reduzida;
- Horários e locais permitidos para o estacionamento.
Qual a maneira mais segura ao estacionar o veículo na vaga?
Além de seguir todas as dicas para estacionar corretamente que mencionamos no tópico anterior, convém estacionar o seu veículo do lado oposto ao seu. Dessa maneira, será mais fácil abrir a porta e descer do carro (e isso minimizará também a possibilidade de acidentes).
Caso você tenha entrado na vaga de maneira “torta”, não deixe para lá: prefira sair completamente da vaga e reiniciar o processo.
Quais as formas de estacionar?
Existem vagas paralelas, localizadas em descidas, ou em espaços planos (geralmente dentro de edifícios ou em estacionamentos urbanos). É possível estacionar, nessas vagas, de ré, lateralmente, de frente…… As formas são múltiplas e falaremos mais sobre algumas das mais comuns nos próximos tópicos.
O que fazer para melhorar o movimento em um estacionamento?
Mais uma das dicas para estacionar corretamente que não podem faltar: a atenção deve ser a sua melhor amiga.
Mesmo que você esteja com pressa ou se sinta pressionado por outro veículo que está atrás de você, não ande pelo estacionamento com velocidade excessiva nem tente “competir” por uma vaga.
Estacionar cautelosa e lentamente, especialmente se você ainda estiver no processo de conhecer o seu veículo e o processo de baliza, sempre será a melhor possibilidade.
No mais, siga a sinalização do estacionamento e não se esqueça de memorizar o setor e o número da fileira em que você está. Isso lhe poupará bastante tempo na hora de ir embora!
Quais as melhores dicas para estacionar corretamente?
Agora, vamos conferir algumas dicas diretas, que fazem a diferença tanto para motoristas iniciantes quanto para pessoas mais experientes:
Estacione em um lugar seguro
Se você está em busca de uma vaga há algum tempo e não a encontra, pode se sentir tentado a estacionar em uma rua mais vazia, até um pouco mais distante do seu destino.
Cuidado: se a rua está vazia demais, enquanto as outras ao redor estão cheias, possivelmente existe uma razão para tal. Veja se ela não é deserta, se possui boa iluminação, etc.
Deixar o carro na rua, como já dissemos no início deste artigo, sempre será um exercício de confiança, principalmente se você optar por deixá-lo à mostra em espaços mais perigosos da cidade ou durante à noite. Sempre que for possível, opte por estacionamentos fechados e monitorados.
Outra coisa importante, que não tem muito a ver com o processo de estacionar em si, mas que também dialoga com a segurança, é a seguinte: jamais deixe objetos de valor à mostra, como bolsas, relógios, celulares e afins. Leve-os com você ao sair do carro.
Fonte: justos