No dia 22 de agosto comemora-se o Dia Internacional do Folclore, mas em Pelotas e região poucas são as comemorações, ou publicações, então resolvi escrever este artigo para que os mais jovens possam conhecer um pouco da cultura e do folclore.
Folclore é a ciência que estuda todas as manifestações espontâneas do povo gráfico – aquele que já tem uma escrita – tanto do ponto de vista material, quanto espiritual. Como o próprio nome sintetiza, é a ciência do povo: são as tradições, os costumes, o conjunto de canções, as manifestações artísticas, enfim, tudo que nasceu do povo e foi transmitido através das gerações.
O caráter de etnia do povo pelotense assenta-se na sua formação multicultural e multirracial em que representaram papéis decisivos o português, o italiano, o alemão, dentre outros.
Contribuições culturais em nossa região
Portugueses
A colonização portuguesa efetivou-se com a fundação do presídio de Rio Grande. Os colonos aportaram no RS oriundos das ilhas dos Açores. As terras da cidade de Pelotas, muito antes de ser dividida em sesmarias, estavam sendo povoadas por ilhéus açorianos e madeirenses, fugitivos da Colônia de Sacramento e da Vila do Rio Grande de São Pedro, sob o domínio dos invasores espanhóis. Das inúmeras contribuições portuguesas destacam-se:
• Casas de modelo de porta e janela, oratório, candeeiro, bordados;
• Alambique, engenho, cata-vento, carretas, embarcações;
• Xale, tamanco, saias rodadas,
Bem como os famosos doces, que hoje são uma característica de Pelotas.
Atualmente, esta etnia é representada aqui na região peto Clube Centro Português, que tem como destaque a Festa dos Queijos e Vinhos.
Alemães
Os alemães chegaram ao RS em 1824, trazendo grande número de pessoas que tinham ofício definido: marceneiro, moleiro, ferreiro, etc. Das contribuições desta etnia, destacam-se:
• A lúdica — bandas, sociedade de cantos, jogo do bolão, tiro ao alvo, também se originou o Kerb, Oktober. No município, o principal incentivador e cultivador da tradição é a Sociedade Recreativa XV de Julho.
Italianos
Em 1875, a corrente imigratória iniciava seu destino em terras rio-
grandenses, vindas de diversas regiões da ltália e falando múltiplos dialetos. É de suma importância a contribuição desta etnia para a cultura do nosso povo.
Muitas são as contribuições, mas destacamos a romaria de N. Sra. do Caravaggio, procissão de Corpus Christi, alimentação com massas, pães, queijos, polenta, galeto, radicci e macarronadas.
Em Pelotas, o principal divulgador da cultura desta etnia é a Sociedade ltaliana Pelotense.
Outros grupos étnicos
Sabemos que a influência espanhola no nosso RS é muito forte, assim como os judeus, árabes, sírios e libaneses, mas não poderíamos deixar de expressar nossa gratidão ao povo negro. Destaca-se o Clube Cultural Fica Aí e vários grupos que se dedicam a pesquisar e divulgar as mais diferentes formas da cultura negra.
Grato pela atenção, bem como as diversas postagens e comentários sobre as colunas que escrevo neste jornal. Até a próxima, quando já estaremos no mês farroupilha. E fica a pergunta: Teremos comemorações na Semana Farroupilha?