Durante os anos de 2013 e 2014 eu fui coordenador do gabinete do Milton Martins, que foi o coordenador da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, e eu produzia um Boletim semanal chamado de Saúde Informa, onde publicava vários informes e criei uma coluna com o nome de Curiosidades e Amenidades, onde publicava artigos curiosos, piadas e outras curiosidades; então vou publicar algumas delas pra vocês:
– Para que serve o dente siso: – Atualmente para nada, pois ele serve apenas para dar cárie e amolação para os dentistas que tem que arrancá-lo; mas ele era importantíssimo para conseguir mastigar alimentos duros na pré-história. Dizem que daqui a uma centena de anos o siso desaparecerá das bocas de quem vai nascer…justamente pela sua inutilidade.
-Quem manda ter vó moderninha: – A avó no leito do hospital manda chamar o neto e diz a ele: Meu querido neto vou morrer em breve e vou te deixar duas fazendas com tratores, cavalos, vacas e muitos animais, além de R$ 3.750.000,00 em moedas, que estão guardadas na fazenda. O neto sai do quarto pulando de contente gritando que ficou rico; ao final da histeria volta ao quarto e pergunta pra vovó onde ficam as suas fazendas, pois nunca soube de nada; a vó da um último suspiro e responde: – Meu neto uma fica no Facebook e outra no Instagram……
– Espasmo hípnico, ou o “choquinho” antes de dormir: – Antes de pegar no sono é comum termos uma sensação de que estamos caindo de algum lugar. Isso nos faz despertar subitamente. Quem está dormindo sente como um choquinho. O fenômeno tem até um nome científico, é o espasmo hípnico. Geralmente ocorre em estágios mais leves do sono, muitas vezes no momento em que estamos adormecendo. De qualquer maneira, se você estiver pegando no sono e for acordado pela sensação de estar caindo, ou levando um choque, não se preocupe, é uma parte normal do processo do sono e não representa qualquer perigo.
– Mitos inúteis de primeiros socorros:
1- Urinar sobre a picada de uma Medusa (mãe d’água); Isso não fará diminuir a dor e a ardência e nunca se comprovou que a urina tenha esse efeito. Já o vinagre sim, é o melhor tratamento para esse tipo de queimadura.
2- Passar manteiga sobre uma queimadura: colocar manteiga ou outra gordura sobre uma queimadura pode elevar o calor, causando cicatrizes e conduzindo a uma infecção. Em lugar disso use água fria para limpar a zona afetada.
3-Extrair o ferrão numa picada de abelha: Nunca faça isso! Nunca tente tirar o ferrão usando o dedo polegar e o indicador, isso poderia permitir que o veneno que ainda está na base do ferrão entre no corpo da vítima. Tire o ferrão raspando com um cartão de crédito.
– Origem de alguns ditados populares:
1- Cuspido e escarrado – quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. O correto é Esculpido em Carrara (Carrara é um tipo de mármore)
2- Esse menino parece que tem bicho carpinteiro. – Correto é dizer que esse menino parece que tem bicho no corpo inteiro.
3- Cor de burro quando foge. – O correto é dizer que corro de burro quando foge (Para não ser atropelado)
4- Quem tem boca vai a Roma – O Correto é quem tem boca vaia Roma (do verbo vaiar mesmo).
Gostaram? Se lembrarem de mais alguns postem nos comentários. Grato e até a próxima.