CPERS, café frio e outros

CPERS
Na última terça-feira (3), Pelotas foi palco da maior manifestação realizada pelo CPERS no interior do estado. A mobilização é contra o pacote de reformas elaborado pelo governo do Estado e enviado à Assembleia Legislativa.
Esse colunista parabeniza o CPERS pela organização, os professores, os pais e alunos, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a comunidade pelotense que os recebeu. Cabe salientar o excelente trabalho da Brigada Militar, proporcionando a logística tanto para as dezenas de ônibus quanto para os milhares de professores que se deslocaram pela cidade.
Enquanto as populações de países vizinhos estão na rua em conflito, destruindo patrimônio público e privado, os professores do estado do Rio Grande do Sul ministraram aula de cidadania, respeito à ordem social, de direito a liberdade de manifestação e de luta pelo direito de sonhar com um futuro melhor.
“Se os professores, que ensinam nossos filhos a arte de sonhar com o futuro, perderem o brilho no olhar em busca dos próprios sonhos. Fecha a porta e apaga a luz da educação para o povo gaúcho”.

Café frio
A reunião de cúpula de chefes de estado do Mercosul, sob a ótica desse colunista, tem sabor de café frio, apesar te ter sido realizada no vale dos vinhedos na serra gaúcha.
Acredito que pautas importantes para os países do bloco não serão cumpridas até o final do mandato, motivo que me faz crer na metáfora do café frio, que normalmente é servido a quem está deixando o poder.
Vejamos porque faço tais afirmações sobre o momento da reunião em Bento Gonçalves que foi importante para a rede hoteleira, para a imprensa, para alguma empresa de taxi-aéreo e outros prestadores de serviços, mas, muito pouco para a política comercial entre os países do grupo:
Uruguai, o presidente do país Tabaré Vázquez, que passará o cargo em 1º de março de 2020, não veio, foi representado pela vice-presidente Lucía Topolansky, pra quem não sabe é esposa do ex-presidente do Uruguai José Mujica, amigo de Lula.
Argentina, o presidente argentino Maurício Macri veio a passeio, porque no próximo dia 10 entrega a faixa presidencial a Alberto Fernández, desafeto de Bolsonaro, que tem como vice Cristina Kirchner, amiga de Lula.
Brasil, ao anfitrião, presidente Bolsonaro restou cantar a música “Adelaide Minha Anã Paraguaia” do grupo Inimigos do Rei.
Paraguai, O presidente do país Mario Abdo Benítez é alinhado com a direita e esteve presente.
A melhor agenda foi provar vinhos, espumantes, saborear bons queijos, todos produzidos na serra gaúcha.

Socorro
Em 30 de agosto, publicamos na coluna um pedido de socorro para a ERS-602, rodovia que interliga os municípios de Arroio Grande e Herval.
O atendimento sobreveio, foram feitos alguns consertos, contudo, novamente surgiram os buracos e, novamente a produtora rural Gledeci Machado Vieira utiliza a coluna para pedir socorro ao Daer, ao governo do Estado e ao “governador, que é da região”, para que seja feita mais uma vez a operação tapa buracos.

Convênio
Na manhã da última segunda-feira (2), a Prefeitura Municipal de Pedro Osório formalizou um convênio com a Faculdade FAEL criando o Polo Pedro Osório.
Além de atender a população, aos servidores municipais e seus familiares diretos, o convênio estabelece desconto de 30% nos valores.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome