Construtores em busca da inovação
O Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região promove no dia 6 de novembro evento inédito, que trará para a cidade nomes importantes do setor, para debater soluções inovadoras, abordando tendências, tecnologias e negócios. A Sindustec 2024 ocorrerá no auditório do Sicredi Interestados, na avenida Dom Joaquim, 1.087, a partir das 9h.
Além de palestrantes como Felipe Melnick, Pamela Silveira, Gileade Pina e Michel Vendrulusco, está confirmada a apresentação dos primeiros resultados de pesquisa de mercado sobre as demandas locais do setor pelo especialista em Gestão de Negócio, Guilherme Werner, sócio da Brain Inteligência Estratégica, do Paraná.

Encomendada pelo Sinduscon, a pesquisa será executada pelo período de um ano, com boletins trimestrais, permitindo aos associados obter informações precisas e atualizadas sobre o cenário imobiliário local, que possibilitem nortear decisões e planos de ação das empresas, com vistas a aproveitar as oportunidades do mercado.
As inscrições para o Sindustec 2024 são limitadas e estão disponíveis desde segunda-feira pela plataforma Sympla, em www.sympla.com.br/evento/sindustec-tecnologia-e-mercado-para-o-futuro-da-construcao/2694393. Os preços são diferenciados por grupos, através de descontos. Até sábado, o primeiro lote tem o custo de R$ 100,00. Os associados ganham um ingresso cortesia e 50% de desconto na compra dos demais, divulga a secretaria da entidade, que presta mais informações pelo WattsApp (53) 98112-5070.

Palestrantes
Felipe Melnick – Diretor comercial da Melnick, falará sobre cases de sucesso da construtora e também sobre a plataforma ILovePOA, referência em engajamento urbano.
Pamela Silveira – Arquiteta, que abordará o uso e a eficiência da tecnologia Building Information Modeling (BIM).
Gileade Pina – Engenheiro de Santa Catarina, apontará as oportunidades geradas pelo Light Steel Framing, uma tecnologia que traz agilidade e sustentabilidade à construção.
Michel Vendrulusco – Arquiteto fundador da plataforma DWV, que reúne mais de mil construtoras de 15 estados brasileiros, conectando mais de 60 mil corretores de imóveis do País.
Expectativas superadas pelo Secovi ZS
Com o auditório do Pelotas Parque Tecnológico (PPT) lotado, o 7º Congresso Imobiliário do Secovi Zona Sul – Sindicato da Habitação superou todas as expectativas, reunindo expoentes do mercado, com informações relevantes. Segundo o presidente Sérgio Cogoy, as expectativas de público foram superadas, com um conteúdo muito bom. “Foi uma edição comemorativa dos 30 anos do Secovi, com elogios de todos. Agora, a gente fica com o desafio para o próximo”, disse Cogoy, no final do evento.
Temas como educação financeira, marketing e gestão na empresa foram abordados por especialistas nas suas áreas. Uma das novidades apresentadas diz respeito aos consórcios imobiliários. Conforme Mauro Motta, da Mauro Motta Seguros, já está à disposição de imobiliárias e corretores como ferramenta de vendas a facilidade da carta contemplada.
Para falar sobre educação financeira, a convidada foi a analista de Relacionamento do Sicredi Interestados, Bruna Radtke. Com dicas importantes, trouxe a ideia de vida financeira estável, com capacidade para enfrentar imprevistos, por exemplo. Na volta, eu compro, expressão muito usada pelos pais, é válida para combater o impulso e o imediatismo nas compras, permitindo refletir sobre a necessidade delas e pesquisar os preços.
Gerente da Regional Sul do Sebrae gaúcho em Pelotas, Ciro Vives relatou sua experiência em liderança e gestão de pessoas, indicando que a receita do sucesso é manter a clareza nas relações. Aos interessados indicou o livro Coragem de liderar, de Brené Brown.
Com 25 anos de mercado imobiliário, Raquel Trevisan, gerente de Marketing da Imóveis Real, alertou que o cliente deve estar no centro de todas as decisões, com foco em três perguntas: por que fazer, para quem fazer e como fazer. “É preciso entender o cliente”, frisou.
Participaram da plateia empresários e corretores de imóveis de Pelotas, Santa Maria, Rio Grande, Jaguarão, São Lourenço do Sul e alunos de vários cursos do Senac com temas comuns aos do evento, explicou Cogoy, que contabilizou mais de 150 inscritos.

Agenda
Dia 28 – Tráfego pago
Especialista em Gestão de Tráfego, Rogério Fernandes é o convidado da Live Secovi de segunda-feira, a partir das 20h. O tema será Tráfego pago, a ferramenta pra você fazer milhões em VGV. O acesso à promoção do Secovi Zona Sul é feito através do YouTube e do Facebook da entidade.
Presidente da Fiergs em Pelotas
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Cláudio Bier, esteve em Pelotas na quinta-feira (24), quando almoçou com a diretoria do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel) e dos sindicatos filiados da região. Agenda com todos os associados deve ser marcada para os próximos meses, de acordo com o Cipel.
A presença dos diretores da Companytec Automação e Wertco Bombas, Luiz Carlos Pereira da Silva e Jorge Leffa, na reunião-almoço de outubro da Associação Comercial de Pelotas (ACP), mostrou como quem é de Pelotas produz, gera empregos na cidade e alcança mercados fora do País. Esse é o objetivo de receber empresários locais, destacou o presidente da ACP, Fabrício Cagol. Em vídeo, Pereira da Silva apresentou o trabalho da Companytec, uma empresa que encerra o ano com crescimento de 37% na produção tecnológica de bombas para postos de combustíveis. É a única 100% nacional, exportando para diversos países.
Tecnologia local comercializada para outros mercados
A presença dos diretores da Companytec Automação e Wertco Bombas, Luiz Carlos Pereira da Silva e Jorge Leffa, na reunião-almoço de outubro da Associação Comercial de Pelotas (ACP), mostrou como quem é de Pelotas produz, gera empregos na cidade e alcança mercados fora do País. Esse é o objetivo de receber empresários locais, destacou o presidente da ACP, Fabrício Cagol. Em vídeo, Pereira da Silva apresentou o trabalho da Companytec, uma empresa que encerra o ano com crescimento de 37% na produção tecnológica de bombas para postos de combustíveis. É a única 100% nacional, exportando para diversos países.
