Secretário de Saúde anuncia mais cinco profissionais para Piratini pelo Programa Mais Médicos 

Secretário disse que reforço no quadro permitirá um acréscimo na atenção básica. (Foto: Nael Rosa/JTR)

O secretário de Saúde Daniel Farias anunciou nesta terça-feira (29), que Piratini vai receber cinco novos médicos pelo programa “Mais Médicos”, do governo federal.

O número está de acordo com o nível de vulnerabilidade da cidade pelo Ministério da Saúde, cadastrado como médio, e o reforço permitirá, inclusive, que a Prefeitura destine uma maior atenção à zona rural, mesmo que ainda Farias não tenha decidido na totalidade onde os profissionais serão aportados.

“Ainda não sabemos aonde vamos alocá-los quando chegarem, o que provavelmente ocorrerá no final do ano. Vamos organizar e verificar quais são os pontos em necessita-se ter um melhor aporte desses profissionais, mas reforçar ainda mais o atendimento nas unidades do interior certamente também são o nosso foco”, explicou o gestor, acrescentando que a chegada de mais cinco profissionais permitirá uma reavaliação dos contratos que o município fez e que permitem hoje que três médicos nesse modelo atendam a população.

“Quando eles [médicos] chegarem, vamos avaliar se é suficiente ou se tem algum dos contratos que talvez possam ser encerrados no final de 2023”.

Segundo a avaliação do secretário, a partir do momento que o programa enviar o reforço, será possível melhorar a atenção primária, ficando com uma cobertura classificada por ele como “excelente”, também na cidade, onde está situada a maior quantidade de unidades de saúde, portanto, o maior número de pessoas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome