O escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Piratini promoveu na última quarta-feira (24), no saguão da prefeitura, o 1º Concurso Municipal do Mel, feito por produtores rurais que recebem o acompanhamento da entidade na criação das abelhas e extração do produto.
O concurso avaliou, através de nove jurados, amostras de dez participantes, divididas em duas categorias: mel claro e mel escuro. Os critérios de avaliação foram subjetivos e envolveram a análise sensorial dos avaliadores, dando notas ao sabor, a cor e ao cheiro.
Na categoria mel claro, o vencedor foi o apicultor Elpídio Silva. Em segundo lugar, ficou Zaneti Guadalupi. Na categoria mel escuro, o ganhador foi Joel Porto e em segundo lugar, Neri de Oliveira.
Para o engenheiro agrônomo Benhur Martins, da Emater, o concurso é relevante, pois além de definir quais produtores participarão da edição regional, permite ao apicultor conhecer e melhorar seu produto, bem como ofertar subsídios para a Emater efetuar o trabalho.
“No geral, as mais de 20 toneladas do mel produzido em Piratini podem ser classificadas como muito boa. Temos ótimas floradas de eucalipto e, ainda, as nativas. É um produto tipo exportação, muito bem aceito, tanto que entra no mercado com mel orgânico”, resume.
Ele afirma que 95% da produção é oriunda da agricultura familiar, na qual seus integrantes têm a atividade como paralela à principal fonte de renda. Hoje, 20 famílias vivem exclusivamente da apicultura e 100 inserem seu produto no mercado.