O vereador Manoel Rodrigues (Progressistas), encaminhou correspondência ao secretário de Educação e Desporto requisitando que o município crie uma ouvidoria nas escolas municipais.
A ação seria possível através da instalação de urnas para que nela pais e alunos possam, se preferirem de forma anônima, colocar suas sugestões, críticas, denúncias ou reclamações sobre os educandários.
Pela sugestão do parlamentar, a urna deverá ser aberta ama vez por mês e seu conteúdo analisado por uma comissão formada por membros do Conselho de Pais, pela direção e também um professor.
“Isso dará maior participação a pais e estudantes na organização do ambiente escolar, o que tenho certeza, poderá trazer inúmeros benefícios, inclusive no fator segurança, visto que vivemos um momento no país onde há um grande número de ameaças, sendo esta uma forma da comunidade escolar se manifestar e assim contribuir com este fator, com ideias e relatos sobre acontecimentos diários nos colégios”, justificou Rodrigues.
Outro ponto que ele considera importante é a possibilidade de os interessados se manifestarem sobre a qualidade do ensino disponibilizado, pois os alunos poderão dizer se estão realmente aprendendo, além também de poderem opinar sobre o transporte escolar, ou seja, todas situações que integram o cotidiano de uma instituição educacional, mas que nem sempre há a participação de todos os interessados,