Durante o inverno, o foco de quem promove a Campanha do Agasalho para reduzir o frio de famílias que se encontram em vulnerabilidade social, é a arrecadação de roupas e cobertas. Na última segunda-feira (24), a primeira-dama do município, Marina Sinotti, fez um apelo através da imprensa para que, quem tem mais condições financeiras, doe também alimentos que integram a cesta básica, como arroz, feijão, farinha e macarrão, entre outros.
Marina afirmou que a busca constante por comida junto à Secretaria de Cidadania e Assistência Social evidencia que há muita necessidade neste sentido no município. “A capacidade de compra das pessoas está muito reduzida. A pasta da Assistência Social não dá conta de ajudar tanta gente que não tem alimentos para preparar uma refeição”, disse.
Quanto aos agasalhos, ela fez um pedido especial, requerendo que sejam encaminhados aos postos de coleta, principalmente cobertores e roupas para crianças. “Roupas para adulto são bastante arrecadadas pelo Executivo ao longo do ano, havendo outras iniciativas neste sentido, como do Centro Espírita Amigos de Jesus, que recebe muitos donativos. Entretanto, vestimentas para crianças e cobertas para impedir o frio são mais difíceis de conseguir, portanto, mesmo sabendo que não é nosso hábito averiguar o roupeiro para saber o que está sobrando, peço que este ano façamos isso para colaborar com aqueles que têm menos”, apela.
Os donativos estão sendo recebidos no saguão da Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores e Emater/RS-Ascar.