Um movimento político, que envolveu o chefe da Junta de Serviço Militar, Glaiton Ávila e o vereador Jimmy Carter (MDB), responsáveis por irem à 3ª Região Militar, em Porto Alegre, conseguiu com que os jovens que servirão à pátria em 2025, sejam acolhidos pelo quartel situado na cidade de Dom Pedrito, cidade distante 203 quilômetros da Capital Farroupilha, e não mais em Santana do Livramento, situada a quase 300 quilômetros de distância e que vai absorver o efetivo no ano que vem.
Esse foi mais um capítulo da luta para que quem reside no município continue servindo ao Exército, o que esteve ameaçado este ano quando Bagé passou a não ser mais a referência para quem deseja prestar o serviço militar.
“Por muito pouco todos os alistados em Piratini não foram dispensados. Nos movimentamos e conseguimos que, ao menos este ano, o 25º Grupo de Artilharia e Campanha (25º G.A.C.) de Bagé, recebesse os jovens do município. Mas ano que vem eles servirão em Livramento, o que nos levou a agir de novo, pois essa cidade fica muito longe de Piratini, não tendo inclusive linhas de ônibus à disposição para que eles possam vir pra casa quando estiverem de folga”, explicou Ávila, para justificar a nova referência, Dom Pedrito, para onde irão os jovens que se alistarem a partir de agora.