A Associação Esportiva Chievo, no dia 5 de junho, em jogo contra o Trianon de Canguçu, começa a disputar o Campeonato Gaúcho de Futsal, categoria sub-17, ou seja, para atletas nascidos em 2005.
Será a segunda vez que a equipe de Piratini vai encarar a competição e, para isso, tem treinado três vezes por semana, sob o comando do técnico Fernando Farias e, agora, espera fazer uma campanha melhor do que a do ano passado, em que ganhou apenas um jogo e não passou da primeira fase.
“Pesou contra nós a inexperiência nesse tipo de competição. O cansaço causado pelas viagens também atrapalhou, mas o fator mais prejudicial, em minha opinião, foi que jogamos muitas partidas em quadras maiores do que a nossa. Isso fez com que os nossos jogadores cansassem mais rápido e atrapalhou o nosso desempenho”, explicou Dione Xavier, presidente da Chievo.
O time participará de dois dos seus cinco jogos, em Canguçu, o que vai ocorrer devido seus adversários terem se recusado a jogar em Piratini.
Para que os jogadores do Chievo não estranhem atuar em quadras com medidas que obedecem ao que exige a organização da competição, a equipe piratiniense está treinando na quadra coberta do Cancelão, a dez quilômetros da sede, por esta ser maior.
De acordo com Xavier, outro desafio em 2022 será a falta de recursos para bancar os custos da competição, já que o Chievo tem apenas dois patrocinadores.
“Vamos ter que fazer eventos para arrecadar dinheiro e também contar com a ajuda dos atletas. Quanto aos deslocamentos pelo estado, estamos mais tranquilos, já que a prefeitura disponibilizará transporte para todas as viagens”, informou o presidente, que destacou ser necessário mais ajuda financeira, pois há necessidade de bancar a arbitragem nos jogos nos quais a equipe é mandante.
“Temos um gasto em torno de R$ 500 com os árbitros, portanto precisamos de mais ajuda para isso”.
Quanto à expectativa, ele disse que estas são melhores, e que como se classificam quatro dos seis times da chave de seis, assim é possível passar para a próxima fase.
“Estamos mais bem preparados do que no ano passado. Há a confiança na classificação, pois os nossos jogadores estão cientes das dificuldades que vão encontrar, mas estamos com uma equipe tecnicamente mais equilibrada, assim esperamos nos classificar”, finaliza.