Pinheiro Machado segue protocolos da bandeira vermelha

Prefeito José Antônio Duarte Rosa (Foto: Divulgação)

Com a publicação do Decreto n° 801/ 2020, a Prefeitura de Pinheiro Machado criou normas a serem obedecidas pela população, bem como o comércio, que vigoram até o dia 13 de julho, podendo ser prorrogado a critério da administração municipal, conforme situação epidemiológica, obedecendo à classificação final do modelo de distanciamento controlado publicada pelo governo do Estado.

Mesmo podendo ser classificado como bandeira laranja, no início desta semana, em reunião com a diretoria da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Pinheiro Machado (Acias), o prefeito José Antônio Duarte Rosa (PDT) explicou que não havia como não endurecer as ações visando conter a disseminação do vírus, frisando que como os municípios de Pelotas e Rio Grande são referências hospitalares da região, em solidariedade, era impossível fugir do protocolo da bandeira vermelha.

Os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços poderão consultar os protocolos aplicáveis de acordo com o setor em que se enquadram, observando as disposições do Decreto nº 801/2020 e seguindo os protocolos completos para a bandeira vermelha disponíveis no site do governo do Estado, em comparação com a realidade de Pinheiro Machado.

Ressalta-se que o modelo está dividido em protocolos que devem ser adotados para cada atividade econômica conforme a bandeira semanal. Por isso, é preciso que os moradores de cada uma das regiões acessem o site para consultar os protocolos específicos de cada setor. Todas as regiões, seja qual for a bandeira na qual está classificada, devem seguir todos os protocolos de prevenção, que incluem uso de máscara, distanciamento entre as pessoas, higienização dos ambientes e das mãos, uso de equipamento de proteção individual (EPI), afastamento de casos positivos ou suspeitos, teto de ocupação e atendimento diferenciado para grupos de risco.

No município, três dos quatro casos confirmados já são considerados recuperados. Segundo o boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (7), há ainda um caso suspeito aguardando resultado de exame do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) e 12 em isolamento domiciliar. O quarto paciente infectado pelo vírus, de 59 anos, está hospitalizado em Pelotas no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) por ser do grupo de risco e como medida de precaução.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome