
A Secretaria de Saúde de Pinheiro Machado segue trabalhando com ações preventivas no combate a dengue. Na semana passada, os profissionais realizaram uma ação na Vila Torrinhas, no 2º distrito do munícipio. A iniciativa visa orientar a comunidade e combater os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A ação teve a participação de profissionais de agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. Os profissionais também visitaram a Vila Umbu levando esclarecimentos e orientações aos moradores. Na ocasião, houve a distribuição de materiais informativos sobre a importância de medidas preventivas para combater a proliferação do mosquito transmissor. Durante a atividade, foram realizadas orientações sobre como identificar possíveis focos do mosquito e sobre os cuidados necessários para evitar a doença.
A Secretaria de Saúde recomenda que o paciente que apresentar sintomas da doença deve buscar atendimento médico nas unidades de saúde. Os principais sintomas são febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro orbital (atrás dos olhos), dor de cabeça, no corpo e/ou nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito e diarreia.