A coordenadora de vigilância em Saúde, Marina dos Santos, explica que foi encontrada uma larva do Aedes Aegypti na região central da cidade. O fato foi registrado na terça-feira (13), durante as atividades de rotina do agente de combate às endemias.
Segundo a coordenadora, mesmo com as baixas temperaturas registradas recentemente, as larvas permaneceram vivas, o que demonstra a capacidade de adaptação e resistência desses insetos. “Diante dessa situação, uma equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) está intensificando as visitas domiciliares para inspecionar as residências e os pátios em um raio de 150 metros do local onde uma larva foi encontrada. O objetivo é identificar possíveis criadouros de mosquitos e tomar medidas preventivas para eliminá-los”.
De acordo com a coordenadora a participação ativa da população é de extrema importância. “É fundamental que os moradores revisem seus pátios, verifiquem qualquer recipiente que possa acumular água parada e descartar os possíveis criadouros de larvas, como pneus velhos, vasos de plantas, recipientes plásticos, entre outros. A eliminação desses criadouros é uma ação eficaz para interromper o ciclo de reprodução do Aedes aegypti”, concluiu.
Com informações da Assessoria de Imprensa