Coronavírus: Boletim mostra 1 caso suspeito e 16 internações domiciliar em Pinheiro Machado

Mesmo com decreto, há movimento no município (Foto: Gabriel Medeiros/JTR)

O governo municipal de Pinheiro Machado, através do Comitê Extraordinário de Saúde, publica diariamente boletim epidemiológico atualizado contendo as informações a respeito do coronavírus no município. Na segunda-feira (6) o boletim foi publicado com atraso e o mesmo se justificou especialmente pela confirmação das informações apresentadas, pois houve evolução no cenário local.

Chegou ao conhecimento do Comitê Extraordinário de Saúde a ocorrência de um novo caso suspeito de infecção por coronavírus, sendo este de paciente que apresentou sintomas de síndrome respiratória e outros compatíveis com infecção por coronavírus, tendo sido realizada a coleta das amostras e encaminhadas para análise, conforme protocolo seguido pela equipe de saúde.

O boletim também passou a divulgar os casos de internação domiciliar, com o objetivo de
conscientizar a população da importância de continuarem seguindo as recomendações de saúde públicas, especialmente as medidas estabelecidas pelos decretos de calamidade.

No primeiro boletim apresentou 16 casos de internações domiciliar. Os casos de internação domiciliar são aqueles em que o paciente apresenta sintomas característicos de síndrome respiratória, mas não se encontra em estado avançado, que seria o critério para a realização dos exames, conforme determinação federal. Nestes casos, a recomendação seguida pelo Comitê é a de internação domiciliar, em que o paciente deve permanecer em casa, tomando as devidas precauções e mantendo uma higienização constante, sendo realizado o acompanhamento diário da evolução do quadro clínico do paciente por meio de contato telefônico.

“O Poder Público está fazendo a sua parte, e é importante que a população também faça a sua, obedecendo às recomendações de isolamento domiciliar, isolamento social, distanciamento entre os indivíduos nas filas dos serviços essenciais autorizados ao funcionamento, evitando sair às ruas sem ser por extrema necessidade, e mantendo-se em casa o máximo possível”, explica o prefeito José Antônio Duarte Rosa.

Como é de conhecimento da população, existem muitos casos confirmados em municípios vizinhos – Bagé, Piratini, Pelotas – e todos os dias ainda existe o risco de contágio.

“Cabe somente a nós cuidarmos para que essa doença não atinja nossa cidade e nossos familiares, e a única forma de concretizarmos isso e manter este boletim sem casos confirmados é seguindo as recomendações de saúde pública. Estão sendo feitas barreiras sanitárias nos trevos de acesso ao município, assim como em outros pontos estratégicos, no sentido de controlar a entrada e saída de veículos e passageiros, justamente devido à preocupação por haver casos confirmados em cidades vizinhas. Medidas semelhantes são tomadas diariamente em todos os municípios da região, bem como no Brasil, o que evidencia um fato comum a todas as situações, a de que não é brincadeira”, lembra o prefeito.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome