Na quinta-feira (4), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) retomou o atendimento psiquiátrico que estava suspenso há um mês. O psiquiatra Marco Medeiros estará atendendo duas vezes por semana conforme agendamento. Além dele, o CAPS recebeu também mais um psicólogo.
O Centro, que foi inaugurado em 2014, atende os municípios de Pinheiro Machado e Pedras Altas, contando com 12 profissionais, entre eles, assistente social, enfermeiro, psicóloga e psiquiatra. Atualmente, tem em média 70 atendimentos semanais.
Segundo o coordenador e enfermeiro do CAPS, Matheus Castro, a chegada de mais um psicólogo é um fator positivo que contribuirá com a instituição juntamente com a profissional que já prestava atendimento desde o início do CAPS. “Vai ser possível uma melhora no atendimento daqueles com sofrimento psíquico, ainda mais nesse período turbulento em razão do Covid em que muitas pessoas adoeceram”, destacou Castro.
“Desde o início da pandemia, apenas as atividades grupais foram canceladas. Com os pacientes estabilizados, continuamos no controle via atendimento médico, dispensação de receituários. O atendimento individual, em momento de crise, sempre é atendido até a estabilização”, esclareceu.
Os demais atendimentos continuam mediante agendamento. O serviço social, a administração medicamentosa injetável e visitas domiciliares ocorre quando necessário, entre outras atividades no CAPS.
O secretário de Saúde, Éliton Rodrigues, informou que já foi realizada a compra de medicamentos específicos para o CAPS e um veículo foi adquirido para atender as necessidades do Centro. “Essa era uma demanda que precisava ser sanada e conseguimos dar os devidos encaminhamentos para concretizar”, afirmou o secretário.
O prefeito em exercício, Ronaldo Madruga, disse que a retomada do atendimento é de extrema importância para a atividade do CAPS, bem como, para os usuários deste serviço. “O perfil dos profissionais que estão chegando vai colaborar muito para atender a demanda que aguarda atendimento”, concluiu.