Pinheiro Machado: Emater/RS-Ascar ministra curso de boas práticas agrícolas para aplicação de herbicidas

Curso contou com aula prática. (Foto: Divulgação)

Nos dias 29 e 30 de Setembro o escritório municipal da Emater/RS-Ascar em Pinheiro Machado, em parceria com a Secretaria Agropecuária do município, a Cooperativa de Crédito (CRESOL) e Sindicato Rural (SR), realizou o curso de boas práticas agrícolas para aplicação de herbicidas.

O curso visou à capacitação e a habilitação dos produtores para o cadastramento como aplicador junto a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) visto que, o mesmo atende as normativas estaduais impostas para a aplicação de herbicidas hormonais. 

O curso, ministrado pelos extensionistas da Emater Benhur Farias e Higor Barcelos, abordou temas referentes às normativas e tecnologia de aplicação. Na sexta (30), o curso contou com aula prática realizada pela empresa Magnojet, onde os alunos puderam observar diferentes filtros, manômetros e pontas de pulverização. A aula prática foi realizada na propriedade do produtor Paulo Silveira, na localidade dos Porongos.

Além do curso, a Emater vai dar suporte aos produtores na realização do cadastro que deve ser realizado no site da SEAPDR.

O Cadastro dos Aplicadores de Produtos Agrotóxicos Hormonais é uma determinação da Instrução Normativa 06/2019, que estabeleceu regras para o cadastro e a necessidade do produtor prestar informações. 

“Todo o produtor que utiliza herbicidas hormonais para o controle de plantas daninhas deve fazer o cadastro e prestar as devidas informações de acordo com as normativas”, explica Barcellos.  

O prazo para o cadastramento dos produtores foi ampliado e, em Pinheiro Machado, vai até o dia 1º de janeiro de 2023. Para se cadastrar o produtor precisar apresentar o certificado e o histórico do Curso de Boas Práticas Agrícolas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome