
O escritório da Emater/RS-Ascar em Pinheiro Machado foi instalado em 10 de novembro de 1966. De lá pra cá, atua oferecendo assistência técnica e social, desempenhando um papel fundamental na Agricultura e Pecuária Familiar, bem como na promoção da sustentabilidade, promovendo o desenvolvimento rural sustentável por meio da prestação de serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social, Classificação e Certificação.
O escritório municipal conta com quatro profissionais, entre eles, o engenheiro agrônomo André dos Santos Kieling, o zootecnista Pablo Tavares Costa, a auxiliar administrativo Deidimara da Silva Leal e a extensionista rural social Rozana Moraes da Silva. A equipe oferece suporte às famílias rurais no acesso a políticas públicas, elaboração de projetos produtivos e obtenção de crédito rural, contribuindo significativamente para o fortalecimento da Agricultura Familiar na região.

Na atuação direta com os produtores oferecem capacitação e orientação para o uso de boas práticas agrícolas e pecuárias, manejo do solo, conservação ambiental, artesanato, melhoria da produção animal e da qualidade de vida das famílias rurais. Por meio de visitas e consultas técnicas, palestras, oficinas, projetos e dias de campo, os extensionistas da Emater ajudam os agropecuaristas a aprimorarem seus processos produtivos, aumentarem a renda e acessarem políticas públicas, promovendo a agroecologia, a inclusão social e o fortalecimento da economia local.
Rozana assumiu a chefia do escritório de Pinheiro Machado há três meses e fala sobre novas possibilidades a serem exploradas. Na visão da extensionista, o munícipio tem potenciais ainda não explorados que podem elevar o desenvolvimento econômico e sustentável para outro nível. “Vejo muitas possibilidades a serem trabalhadas no município de Pinheiro Machado e duas delas têm meu coração: o turismo rural e a produção de alimentos. O turismo rural porque é através dele que tornamos o município vitrine para mostrar a nossa cultura e o que produzimos aqui. Consequentemente, vem a geração de empregos e renda”, destacou.
Além do turismo rural, Rozana cita as agroindústrias como aliadas no desenvolvimento da região. “A produção de alimentos de qualidade também tem um enorme potencial no município e acredito na força das parcerias para que Pinheiro Machado se torne cada vez mais autossustentável, produzindo e comercializando a nossa carne, frutas, verduras, legumes e, através das agroindústrias, agregar ainda mais valor ao que é produzido aqui”, concluiu.
Entre as atividades realizadas pela entidade no município, nos primeiros meses do ano, aconteceram o 20º Concurso Municipal de Borregas, o 18º Concurso de Artesanato em Lã, o 11º Concurso de Artesanato em Peles, coletas de amostras de lã para realização de micronagem e de carrapatos para exame de biocarrapaticidograma.
A Emater também participou da Feira da Terra com agricultores, artesãos e confeiteiros. Junto aos pecuaristas familiares e artesãos locais, participou do 16º Concurso Regional de Borregas e Feira de Artesanato em Lã e Peles da Emater, em Herval. Na oportunidade, o município de Pinheiro Machado foi eleito como sede da próxima edição do evento regional, em 2026.
Atualmente, está em desenvolvimento o projeto sobre a importância do solo junto aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista. Neste mês, acontece a primeira etapa da campanha de mudas, que deve ser finalizada no dia 14, além do VI Concurso Municipal do Mel e o II Concurso de Gastronomia do Mel (no dia 16) e o Dia de Campo do Milho (programado para o dia 29).



