A 37ª Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) foi aberta oficialmente na sexta-feira (29). O evento acontece com transmissões ao vivo pelas redes sociais da Feovelha e do Sindicato Rural, em formato híbrido devido à pandemia.
O ato oficial aconteceu ao ar livre, na sacada do Sobrado, reunindo diversas autoridades e representantes da ovinocultura, bem como as soberanas.
O prefeito interino Ronaldo Madruga falou sobre a importância da realização o evento, sendo um exemplo de superação na crise enfrentada durante a pandemia. Salientou a necessidade da continuação da atividade econômica, sendo o setor primário fundamental para o desenvolvimento do país.
Madruga solicitou ao governo do Estado o aumento de efetivo na segurança pública. “É a única maneira de combater o abigeato e fomentar a criação de ovinos, o homem do campo continua sofrendo com ações dos abigeatários”, frisou.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, representando o governador Eduardo Leite, desejou sucesso a ovinocultura e colocou a Secretaria à disposição do município e dos produtores. “É preciso fortalecer políticas públicas voltadas a necessidade do homem do campo”, relatou.
O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), Edemundo Gressler, fez agradecimentos ao Sindicato Rural e ao Executivo pela oportunidade de mostrar através da Feovelha a genética e a pujança da ovinocultura do estado. “Em nome da ARCO e da diretoria executiva, muito obrigado Pinheiro Machado! E quiçás, em 2022 estejamos todos aqui na 38ª Feovelha”, concluiu.
Na ocasião, foram homenageados o diretor da Federação da Agricultura do Estado do
Rio Grande do Sul (Farsul), Hermes Ribeiro Filho e o superintendente do Instituto
Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Tarso Teixeira. Ambos morreram
vítimas da Covid-19.