Pinheiro Machado realiza nova eleição no domingo (4)

Jornalista Sérgio Corrêa, candidato Ronaldo Madruga, diretor do JTR Adilson Kems Cruz e candidato Danúbio Peres no debate promovido pelo Jornal Tradição Regional e JTR TV (Foto: JTR)

Na segunda-feira (28), o Jornal Tradição Regional e a JTR TV promoveram debate entre os candidatos ao Executivo em transmissão ao vivo

O município de Pinheiro Machado terá nova eleição para prefeito e vice no domingo (4). Estão na disputa o presidente da Câmara de Vereadores – que hoje atua como prefeito em exercício -, Ronaldo Madruga (PP), que tem como vice Rogério Gomes de Moura (PSB), ficando a chapa formada com o MDB. No pleito de novembro de 2020, Moura concorreu a prefeito, obteve 3.022 votos e ficou em segundo lugar.

Danúbio Peres (PDT) – que foi candidato a vice no ano passado na chapa que obteve 3.647 votos – tem como vice Lucel Betiollo (PSDB), que é casada com Carlos Betiollo (PSDB). Essa chapa conta com o apoio do PT.

Betiollo concorreu sub judice e teve a candidatura impugnada devido à Lei da Ficha Limpa. Ele chegou a interpor recurso, mas teve a inelegibilidade confirmada.

Debate
Com objetivo de promover a discussão de propostas e soluções envolvendo diversos temas, como saúde, turismo, educação, finanças, segurança, infraestrutura urbana, desenvolvimento rural, juventude e idosos, entre outros, o Jornal Tradição Regional e a JTR TV promoveram o debate entre os candidatos ao Executivo Municipal na segunda-feira (28), em transmissão ao vivo pelas redes sociais e site www.jtrtv.com.br, com mediação do jornalista Sérgio Corrêa. Dessa forma, o eleitorado teve mais uma oportunidade para conferir os planos dos candidatos, em cerca de duas horas.

Na apresentação inicial, em três minutos para cada um, através de sorteio, Peres ressaltou que está sendo realizada uma campanha diferente, na qual escuta as pessoas e suas necessidades. “Estamos buscando adotar um modo diferente de fazer política em Pinheiro Machado. Queremos resgatar o real conceito da política. Esse trabalho que vamos iniciar conta com toda a participação da comunidade, para que se consiga fazer algo diferente”, disse.

Na oportunidade, Madruga destacou que colocou seu nome à disposição para pleito por sentir-se preparado. “Hoje, como prefeito interino, em cinco meses administrando o município, as contas já estão no azul, saindo do vermelho. Nós vamos trabalhar com um plano de desenvolvimento e recuperação de Pinheiro Machado. Nosso governo será transparente, compartilhado, aonde as pessoas terão voz”, enfatizou.

Dentre os temas debatidos, o candidato Madruga indagou sobre o plano de recuperação das aulas de alunos que não têm professores. Como resposta, Peres afirmou que para não perder a qualidade de ensino, uma alternativa é estender o ano letivo, devido à pandemia e à falta de contratação. Porém, Madruga alegou que nos meses de outubro, novembro e dezembro, o partido o qual Peres faz parte reincidiu contratos, sem haver recuperação das horas-aula. “Nós estamos para fazer o novo, fazer diferente”, alegou Peres, afirmando que ainda não houve contratação neste ano.

Em relação à infraestrutura urbana, Peres perguntou sobre ações envolvendo o saneamento básico. Em resposta, Madruga disse que manutenção e instalação de esgoto são de responsabilidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), citando que há intenção de uma ação contra a autarquia. Além disso, existe um levantamento de áreas sem canalização para o município buscar recursos.

No momento de tema livre, Peres perguntou sobre desvio de função no serviço público municipal, citando um exemplo. Em resposta, Madruga afirmou que essa realidade vem da antiga gestão e ocorre para contenção de despesas. “Eu sendo eleito em 4 de julho, a situação será regularizada”, comentou Madruga, complementando: “O estardalhaço que o senhor diz, falo em organização da Casa, pois conseguimos pagar o funcionário na última sexta do mês, o que no seu governo não acontecia”.

Durante o bloco com tema livre, ainda, Peres destacou que dentre suas qualidades, estão inovar e buscar formas de execução, citando parcerias público-privadas.
O debate completo está disponível no YouTube e Facebook do Jornal Tradição Regional, bem como no site www.jtrtv.com.br.

Considerações finais
Ao final, os candidatos tiveram a oportunidade de fazer as considerações finais no tempo de três minutos.

Em sua fala, Madruga enfatizou que foi escolhido presidente da Câmara de Vereadores em consenso com todos os partidos que integram a Casa Legislativa. “Também quero esclarecer uma fala do candidato Danúbio sobre um apontamento que o hospital teve. O hospital prestou contas. O apontamento do Ministério Público ou do Tribunal de Contas é só para que seja esclarecido determinada situação, e isso o hospital fez em tempo hábil. Essa situação ficou regularizada”, disse, complementando: “Vamos fazer muito mais por vocês. Nosso compromisso é com o desenvolvimento econômico do município. Temos planejamento para construção de moradias, para o setor primário, para a assistência social, para a educação, para a saúde, para o calçamento e conheço os caminhos de Brasília, do governo do Estado”.

Peres enfatizou o agradecimento ao jornal pela oportunidade, bem como à comunidade, e citou que Betiollo e Lucel estão recuperados da Covid-19.
“Nossa coligação virou uma família. Aprendemos a trabalhar com pessoas, com harmonia, formando uma única sigla, que é Pinheiro Machado para Todos. Vamos trabalhar com uma linha participativa, elencar as necessidades e vamos correr atrás. De que forma? Atendendo uma vez por mês, no Ginásio Municipal, a nossa comunidade. vamos trazer as associações rurais de volta, vamos resgatar o trabalho do desenvolvimento rural. Muita coisa para fazer, muita coisa para acreditar, mas só se realiza quando se acredita”, discursou, finalizando: “Os valores mudam em nossa vida, e a gente hoje está aqui, se colocando à disposição por acreditar que pode fazer a diferença. Aceitamos ideias, quando são boas e se fundem. Vamos fazer valer a vontade do povo”.

Avaliação do debate
Conforme o diretor do Jornal Tradição Regional, Adilson Cruz, a ideia foi proporcionar à comunidade a possibilidade de acompanhar os planos de governo dos candidatos que almejam estar à frente da Prefeitura.

Para a JTR TV, o assessor jurídico Rodrigo Cardozo falou sobre a importância de promover o debate. “Entendo que é um instrumento muito poderoso para os candidatos, para que eles consigam apresentar para os eleitores todas aquelas características que eles entendem que fazem deles boas escolhas, boas opções para gerir a cidade. Para além disso, o debate é um instrumento que reforça a democracia, e ele reforça a liberdade na medida que propõe aos candidatos uma conversa, um debate de ideias, de propostas, de forma igualitária”, alegou.

De acordo com Madruga, é importante a realização do debate para o eleitor decidir a melhor proposta para a administração municipal. “Temos a consciência de que foi um debate justo, claro, e que os temas abordados são aqueles de maior necessidade”, disse à reportagem.

Já Peres agradeceu a oportunidade do espaço para apresentar as ideias. “Que agora, dia 4 de julho, possa valer a nossa vontade, a vontade do povo mais uma vez. Lá faremos a diferença por pessoas, traremos de volta o resgate da autoestima, e assim vai ser na nossa gestão”, afirmou.

Processo eleitoral
A campanha eleitoral foi realizada até a quinta-feira (1º). O horário de votação no domingo será das 7h às 17h. É possível consultar o local de votação através do site www.tse.jus.br. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão aptos a votar os eleitores com inscrição eleitoral regular, domiciliados no município até o dia 3 de fevereiro de 2021. Aqueles que não se encontrarem na cidade poderão justificar ausência no mesmo dia e horário da votação, por meio do aplicativo e-Título.

O eleitor que faltar à eleição e não apresentar justificativa poderá justificar pelo aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica, no prazo de 60 dias após as eleições. Não sendo possível a utilização dessas ferramentas, deverá entrar em contato com o Cartório da 35ª Zona Eleitoral solicitando orientações.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome