Pinheiro Machado: Prefeito interino avalia primeiro trimestre da gestão municipal

Prefeito interino, Ronaldo da Costa Madruga, fala sobre as ações realizadas pela administração municipal e futura eleição (Foto: Letiére Navarrina)

No dia 2 de maio, Pinheiro Machado completa 143 anos e vive um momento marcante da sua história. Atualmente, o município não possui prefeito eleito e diplomado, aguardando a realização da eleição suplementar para definir o gestor municipal. Devido à pandemia e até então a vigência da bandeira preta, não há data definida para a nova eleição.

Enquanto o pleito não acontece, é o presidente da Câmara de Vereadores que responde pela gestão municipal. Em janeiro, logo após a posse dos vereadores, foi realizada a eleição para a Mesa Diretora do Legislativo e o vereador Ronaldo da Costa Madruga foi escolhido. Assim, assumiu a gestão do município por tempo indeterminado.

Como prefeito interino, Madruga avalia o primeiro trimestre da gestão de forma positiva e reconhece que tem muito a ser feito. “Embora com muitas dificuldades, conseguimos fechar os primeiros três meses equilibrando receitas e despesas. O munícipio tem sérios problemas que vem de outras gestões e as medidas precisam ser tomadas para mitigar os reflexos da crise financeira que podem impactar muito nos próximos anos”, relata.

Segundo Madruga, um dos problemas enfrentados que dificultou o planejamento administrativo foi a ausência da transição de governo. “Tornei-me prefeito após ser eleito presidente da Câmara e assumi a Prefeitura sem conhecer os detalhes do que estava acontecendo. Isso trouxe certo prejuízo no primeiro momento que poderia ter sido evitado se tivesse acontecido a transição”, esclarece.

Sobre a situação do município em termos financeiros, ele ressalta os problemas com os precatórios. “Mediante processo licitatório, contratamos um perito que está realizando os cálculos de todos os precatórios e já foi evidenciado erro de cálculos que vai impactar na redução da dívida. O valor atual da dívida ultrapassa R$ 15 milhões. Estou realizando um trabalho que busca a correção dos cálculos, vamos pagar somente o que é devido mediante perícia”, afirma.

Neste primeiro trimestre, o salário do funcionalismo foi pago na última sexta-
feira de cada mês. O prefeito interino afirma estar trabalhando para equilibrar o orçamento e manter em dia a folha de pagamento. “Não posso garantir porque em época de pandemia a arrecadação oscila muito, mas a projeção é que continue sendo pago sem atraso”, explica.

O Executivo vem trabalhando de acordo com as secretarias sobre planejamento. “O município já tem suas limitações e eu não posso ser irresponsável com atitudes imediatistas que venham comprometer a próxima gestão. Atualmente, estamos lutando para definir o secretário da Agricultura, porque é um setor de extrema importância para a economia. Precisamos que o secretário tenha visão e conhecimento sobre o setor agropecuário e as novas culturas que vem sendo desenvolvidas, as quais contribuem bastante com o setor primário”, diz.

Pandemia
Sobre o atual momento devido ao coronavírus, Madruga salienta que as medidas de combate à Covid-19 estão focadas na orientação das pessoas. “O controle da pandemia depende muito da conscientização da população em relação às medidas sanitárias e o município vem fazendo a sua parte. É preciso reforçar que as pessoas façam a higienização das mãos com frequência, usem máscara, evitem aglomerações e deslocamentos para onde o vírus está em uma fase mais latente”, afirma.

A respeito do lockdown, o prefeito relata que se posicionou contra por entender que a economia dos municípios com menor poder econômico vem sendo massacrada e não suportariam mais uma quinzena sem atividades presenciais.

A vacinação contra o coronavírus vem sendo realizada conforme a liberação das doses e os grupos prioritários. “Já temos praticamente um quarto da população vacinada e o município é um dos que mais vacinou dos 23 municípios da Zona Sul. Estamos inscritos e aptos para a compra de vacinas, mas por enquanto não há disponibilidade de vacina no mercado para os municípios adquirirem”, completa.

O Hospital de Pinheiro Machado possui a Ala Covid e oferece internações clínicas para pacientes infectados, fator de extrema importância para a comunidade diante da escassez de leitos para internações nos centros de referência. “O hospital recebe recursos de transferência do governo estadual e federal para o tratamento dos pacientes internados com Covid-19. Somos também referência para Pedras Altas nas internações clínicas da doença”, enfatiza.

Estradas
Com relação à recuperação de estradas da zona rural, o gestor cita as dificuldades financeiras e a necessidade da manutenção do maquinário, o que atrasou o início dos trabalhos. Madruga ressalta que a Secretaria de Obras vem trabalhando e já tem um cronograma que garante a recuperação das estradas antes da chegada da estação mais fria do ano. “Mesmo durante o inverno, a recuperação das estradas vai continuar acontecendo.

Algumas localidades já receberam manutenção. Várias pontes já foram recuperadas e lamento não ter conseguido em 90 dias atender os três mil quilômetros por não haver capacidade financeira”, frisa.

Madruga também salienta a importância deste serviço na qualidade de vida das pessoas que moram no interior e dependem para se deslocar até a cidade, bem como o escoamento da produção do município.

Semana do município
É o segundo ano que o município comemora aniversário em meio à pandemia. A programação alusiva ao aniversário do município já foi divulgada e vai acontecer no formato virtual. A comemoração tem início dia 2 de maio com a missa especial de Abertura da Semana do Município na Igreja Matriz. Entre os dias, 3, 4, 5 e 6 de maio vão acontecer lives shows com os artistas locais com transmissão através do Facebook. Para os dias 7, 8 e 9 estão programados os voos de Paramotor e o Cine-drive in para a família no Parque Rural.

Eleições suplementares
O gestor destaca que as condições sanitárias são fundamentais para realização do pleito, portanto, não há um prazo definido e estima-se que mais próximo do final do ano possa acontecer. Mesmo que a eleição seja marcada se houver problema sanitário, o Executivo pode comunicar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que a eleição seja suspensa.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de concorrer ao cargo de prefeito, Madruga explica que não pretende concorrer. “Existe um acordo com o candidato do PSB, Rogério Moura, e por um compromisso de ética a vaga é dele. A possibilidade de eu concorrer só é possível diante da desistência dele”, concluiu.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome