Pinheiro Machado completa 114 anos de emancipação e trabalho realizado pelo Executivo tem permitido avanços

Equipes atuam na manutenção de estradas rurais conforme a necessidade de cada local. (Foto: Divulgação)

O município de Pinheiro Machado completa, no dia 2 de maio, 144 anos de fundação. Até 1830, a Terra da Ovelha como é tradicionalmente conhecida, pertencia a Rio Grande, depois passou a integrar o município de Piratini, até que em 24 de fevereiro de 1879 foi desmembrado e denominado Nossa Senhora da Luz das Cacimbinhas.

Em 1857, o município foi elevado à freguesia e, em 1878, ocorreu a emancipação. Tempo depois, Cacimbinhas passou a se chamar Pinheiro Machado. A troca de nome ocorreu durante o governo do intendente provisório Dr. Ney Lima Costa quando Francisco de Paiva Coimbra, morador do município de Cacimbinhas, assassinou o senador José Gomes Pinheiro Machado, no Rio de Janeiro.

A mudança não foi bem aceita pela comunidade e até hoje gera discussão em rodas de conversa. Os moradores mais antigos ainda costumam se referir ao município pelo velho nome.

Além de ser a Terra da Ovelha e promover a maior Feira e Festa da Ovelha (Feovelha) o município tem ganhado destaque no agronegócio e, atualmente, é um dos grandes produtores de azeitonas do país. O cultivo de soja e os vinhedos também são crescentes no município. O clima e a localização geográfica são fatores fundamentais na qualidade dos produtos cultivados.

Prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas) é otimista quanto ao futuro do município, projetando a implantação de novos projetos. (Foto: Divulgação)

Ao falar do aniversário de 144 anos do município, o prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas) expôs as dificuldades financeiras enfrentadas na sua gestão. “A maior dificuldade do município é a economia, manter o equilíbrio de receitas e despesas. O orçamento é curto e, muitas vezes, insuficiente para atender as prioridades”, disse.

Segundo ele, o primeiro trimestre deste ano se apresenta de forma melhor do que em 2021. “Continuamos trabalhando para o equilíbrio da gestão fiscal. Estamos regularizando um pretérito de dívidas com o Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (Faps), através do parcelamento. O montante da dívida chega a R$ 170 milhões, parcelado em 200 vezes e, pago mensalmente”, esclareceu o prefeito.

Conforme o chefe do Executivo, os próximos meses ainda exigem o equilíbrio fiscal e novos programas serão implantados ainda este ano. “São programas que estão estabelecidos no plano de governo e vão ter início em 2022. Serão trabalhados fortemente a partir de 2023”.

Programação de aniversário
Eventos da programação de aniversário do munícipio vão acontecer de forma presencial, com algumas restrições relacionadas à Covid-19. De acordo com o prefeito, “o uso da máscara, a higienização das mãos, uso de álcool gel e demais cuidados estabelecidos pela Vigilância Epidemiológica deverão ser cumpridos”, destaca.

O evento de sábado (30) já está confirmado. Vai acontecer a 2ª Jornada de Combate às Drogas, um evento em parceria com as igrejas da cidade, com tarde de louvores, depoimentos e apresentações.

Na segunda-feira (2), será realizado um show com a Banda Indústria Musical patrocinado pelas Lojas Becker. O evento acontecerá no Ginásio Municipal, a partir das 20h.

Estradas
Sobre a recuperação e manutenção das estradas rurais, o prefeito ressaltou que é um processo longo por que depende do maquinário que ainda está sendo consertado. “Estamos recuperando nosso maquinário e devido à demora das empresas terceirizadas para realização do conserto esse serviço tem sido prejudicado. O município possui apenas três patrolas e três retroescavadeiras para atender toda a demanda”, lembra.

Magruga também salientou que foi realizada uma aquisição de pneus, que ainda não chegaram. “Além dos pneus, estamos fazendo uma ampla revisão das máquinas para poder operar e atender. Conforme a necessidade das comunidades o serviço vai sendo realizado”.

Segundo o gestor, esse ano a manutenção das estradas vai andar muito melhor do que em 2021, em virtude das condições financeiras serem favoráveis. “No 2º Distrito, região de Torrinhas, a equipe retorna pra lá conforme nos comprometemos de manter na localidade uma equipe constante, bem como a equipe de São João Batista. Uma terceira equipe vai operar nas demais localidades conforme a necessidade”, explicou.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de terceirizar o serviço das estradas, Madruga explica que só é possível quando houver a chegada de recursos do governo federal ou estadual. “Não tendo disponível esse recurso a gente precisa operar com o nosso pessoal do quadro e maquinário existente”.

Nova Secretaria
Recentemente, foi criada a Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, através da lei nº 4429/2022. Até então, a Assistência Social do município era um departamento vinculado à Secretaria de Saúde e a ação, de acordo com Madruga, era uma das metas do governo.

Vivian Alves, que assumiu a nova Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, foi recebida pelo prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas), e pelo vice Rogério Cruz (PSB). (Foto: Divulgação/Prefeitura de Pinheiro Machado)

“Com a criação da Secretaria o município passa a ter uma pessoa para desenvolver as políticas públicas para crianças, mulheres e idosos em situação de vulnerabilidade. Esse é um importante passo para Pinheiro Machado, que precisa de políticas fortes para combater as desigualdades”, afirmou. Á frente da pasta está Vivian Alves, formada em Pedagogia e Gestão Pública, pós-graduada em Gestão Escolar e empreendedora.

Sobre o momento atual do município, ele é otimista e acredita que dias melhores virão. “O trabalho que vem sendo realizado tem permitido avanços. Estamos ainda colocando a casa em ordem, e isso demanda tempo. Em 2022, muita coisa vai ser feita em diversas áreas e já vislumbro os projetos que iremos concluir a partir de 2023. Pinheiro Machado está no rumo certo”, concluiu.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome