O pinheirense e ex-vereador Luiz André Valente Gregório, popularmente conhecido como Kisuco, é pré-candidato a deputado estadual pelo Republicanos. Kisuco é natural de Pinheiro Machado e atualmente reside na cidade de Pelotas.
Gregório conta que começou a trabalhar muito cedo, “tinha o sonho de ser jogador profissional de futebol e, mesmo com dificuldade, consegui realizar esse sonho e pude passar por times como Farroupilha, Pelotas, Atlético de Carazinho e Toledo no Paraná”. Após as experiências vividas no futebol, Kisuco retornou para Pinheiro Machado e passou a atuar como produtor de eventos. “Realizei grandes shows nacionais que movimentavam a cidade, entre eles, os grupos Kanoa, Karametade e os Travessos”.
Na época, também se engajou em projetos sociais, buscando ajudar a população mais carente e os jovens. “Fui instrutor da escolinha de futebol de Pinheiro Machado, uma oportunidade muito válida na minha trajetória, pois pude passar a minha experiência como jogador para os alunos que sonham com o futebol profissional. Nos projetos sociais descobri a carência da comunidade quando o assunto é apoio dos gestores, foi aí que então decidi ingressar na política”.
Kisuco iniciou a trajetória política em 2011, ao se filiar no Partido Socialista Brasileiro (PSB) com o objetivo de concorrer a vereador em Pinheiro Machado no pleito de 2012. Segundo ele, a decisão de se candidatar a vereador foi tomada ao entender que podia colaborar pra mudar a realidade do lugar onde morava. “Precisava ser a voz que população não tinha dentro do Legislativo, sempre tive o pensamento que o político é o empregado do povo, até porque, são eles que pagam o nosso salário. Minha campanha política para vereador em 2012 foi em direcionada a população carente e aos jovens”.
Sobre a eleição ao legislativo Kisuco conta que foi eleito com uma grande aceitação na primeira vez em que se candidatou. “Cumpri meu mandado de quatro anos como vereador trabalhei muito em busca de oportunidades de emprego, especialmente, para os jovens. Durante o período de legislativo realizei diversas ações e recebi prêmios como vereador mais atuante, vereador destaque, entre outros”.
No final do mandato, em 2016, Kisuco decidiu não concorrer à reeleição e aceitou o desafio de se candidatar ao cargo de vice-prefeito. “Apesar de uma grande campanha política não tivemos êxito na eleição”, relembra.
Em 2017, foi convidado para trabalhar como assessor da deputada federal Liziane Bayer (Republicanos) e, no ano seguinte, também passou assessorar a deputada estadual Franciane Bayer (Republicanos).
Segundo ele, a experiência como assessor foi fundamental para o crescimento no meio político. “Esse foi o período em que eu tive mais conhecimento da política, não só regional, mas também a nível nacional. Após todas essas experiências somatórias, hoje me sinto preparado e me coloco a disposição como pré candidato a deputado estadual pelo partido Republicanos”, afirma.
Ao ser questionado sobre o novo desafio, Kisuco salientou que “será uma luta árdua, um processo que exige trabalho e dedicação, creio que o político não pode se acomodar e eu não sou acomodado. Meu objetivo sempre foi buscar cada vez mais e através da política poder ajudar as pessoas. É com esse pensamento que vou em frente”.