Neste momento difícil de isolamento social, que impacta a atividade econômica das cidades, agravada ainda mais por uma longa estiagem, a Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado tem uma atitude nobre e que deveria ser seguida por outros políticos. Segundo o presidente da Casa, Renato Rodrigues (PSDB), foram canceladas todas as atividades externas como viagens e diárias para vereadores e servidores. “O dinheiro economizado será repassado ao Poder Executivo para auxiliar nas ações que o prefeito julgar necessárias”, diz o vereador.
Rodrigues salienta que o município atravessa período longo de dificuldades relacionadas à estiagem, acarretando em prejuízos financeiros por parte dos produtores e da própria administração municipal. Entre as ações realizadas para auxiliar o homem do campo, ele cita a abertura de bebedouros e poços artesianos.
Em seu segundo mandato como vereador e primeira vez como presidente do Poder Legislativo, Rodrigues, se define como um cidadão simples e humilde. Para ele, o papel de um vereador é servir a população e ajudar o município a crescer. “Procuro respeitar a todos e quem convive comigo sabe, não mudo em período eleitoral. Como sempre digo, não sou vereador, estou vereador”, afirma.
Ele conta que neste período de pandemia, a Câmara de Vereadores precisou realizar ajustes no seu funcionamento. Ficou estabelecido então o turno único, das 8h ao 12h, de segunda a sexta-feira. “Fica a cargo da chefia imediata, a organização de rodízio de servidores, bem como o estabelecimento das escalas de trabalho em cada um dos setores da Casa”, explica.
Os servidores dispensados de suas atividades presenciais devem, na medida das possibilidades técnicas, desenvolver suas atividades mediante serviço remoto. As atividades das sessões ordinárias e das Comissões Permanentes estão mantidas e suas reuniões tem seus trabalhos divulgados pela assessoria de imprensa da Casa. As sessões ordinárias, realizadas nas terças-feiras, permanecem às 18h, sem público. Têm acesso às dependências da Câmara somente os parlamentares, servidores e representantes do Poder Executivo. “Toda e qualquer atividade não relacionada ao Legislativo está suspensa em suas dependências”, ressalta.
Segundo o presidente, inicialmente a metodologia de trabalho foi alterada. “As principais mudanças são na condução dos trabalhos durante as sessões. Outras alterações importantes foram na nomenclatura das comissões e no período de recesso que também mudou, entre outras alterações. O site está atualizado e à disposição da população”, complementa.
Entre seus planos como presidente, estão o de realizar os ajustes com base no novo Regimento Interno e Lei Orgânica, aprovadas no início de 2020. “Os gestores anteriores a mim, realizaram um excelente trabalho, por isso quero manter essa qualidade para melhor servir à população”, reitera.
Alguns projetos que gostaria de colocar em prática, se tornaram inviáveis, devido à legislação em anos eleitorais. Ele registra que está em andamento, o Projeto da Energia Fotovoltaica (energia solar), que iniciou na gestão do vereador Mateus Oliveira Garcia (PDT). “A Comissão de Licitação já tinha me informado que a obra deveria iniciar em 30 dias, mas devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), o início das atividades atrasou, porém, até o fim deste mês o material para início da obra deve chegar”, aposta.
Ele explica que o sistema a ser implementado é o On-Grid, conectado à rede elétrica da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), o que permite gerar energia para o prédio da Câmara e o excedente será distribuído na rede, podendo ser repassado para outras entidades públicas municipais. “Quero que essa obra seja concluída o mais breve possível, pois no prazo máximo de quatro anos esse investimento estará pago e gerando economia para o município”, explica.
Ele salienta que o município atravessa período longo de dificuldades financeiras e isso desgasta qualquer agente político. “Não vou olhar pelo retrovisor e criticar os políticos que passaram, mas creio que é um momento de olhar para frente e unir forças em prol do nosso município”, frisa. Segundo ele, o cenário político muda muito rápido, mas acredita no trabalho sério e responsável que realiza junto à mesa diretora.