Tapetes coloridos enfeitam as ruas de Pinheiro Machado no feriado de Corpus Christi

Ato voltou a ser realizado após dois anos. (Foto: Eunice Garcia/JTR)

O feriado de Corpus Christi em Pinheiro Machado foi marcado pela procissão e a confecção dos tradicionais tapetes que, além de expressar a fé e devoção embelezam as ruas da cidade. O padre Júnior, responsável pela Paróquia Nossa Senhora da Luz, explica que a data representa para o catolicismo a celebração do corpo e do sangue de Cristo. “É a data que lembra o último ato praticado por Cristo antes de sua morte, o momento que ele ceiou com os seus apóstolos instituindo a eucaristia”.

Segundo o padre, a data foi instituída pelo papa Urbano IV e é celebrada sempre na quinta-feira após o domingo da santíssima trindade, ocorre uma vez por ano e tem por objetivo a meditação sobre o segredo das visões. 

A celebração deste ano foi direcionada a solidariedade, a igreja recomendou aos fiéis gestos em defesa da vida, acolhimento, apoio, orientação e doação aos mais necessitados.

De acordo com o padre, os tapetes são confeccionados como forma de homenagem a Cristo através da arte e da beleza. “Aqui na cidade os tapetes foram confeccionados com a participação dos fiéis de diversos segmentos, professores, alunos, pelotão mirim, catequistas, catequisandos e pessoas da comunidade que devotam sua arte e seus dons a serviço de Cristo. O cristo que vem a nós e se doa com toda a beleza e esplendor de sua vida”, contou.

O padre explica que a missa é celebrada no mesmo horário que Cristo morreu na sexta-feira Santa e significa procissão, estrada, caminho, sendo um gesto que nos desinstala e mostra que Jesus vai a nossa frente. “Por isso toda vez que comemos e bebemos do cálice recordamos a paixão de Cristo e ficamos aguardando a sua volta”.

Sobre a celebração do feriado o padre ressaltou a importância da participação dos fiéis nas celebrações. “Depois de dois anos de pandemia, que nos impediu de celebrar a data, foi muito lindo observar a participação das pessoas, o envolvimento e a entrega dos fiéis. Em Jesus nós somos elevados em dignidade por que o seu corpo e seu sangue nos saciam e não há nada mais belo que o mistério da fé”.

Este ano, a confecção do tapete contou com a participação de duas entidades, o Pelotão Mirim e a Escola Municipal Manoel Lucas Prisco, que aceitaram o convite da igreja para fazer parte da celebração.

Ao finalizar, o padre declarou estar muito grato pelo privilégio de vivenciar este momento. “Ficamos sem essa celebração por dois anos e, este é o meu primeiro tapete em Pinheiro Machado, pra mim foi uma alegria muito grande ter celebrado”, disse.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome