
A presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Maribel Moreira, e o secretário Mateus Garcia receberam, na terça-feira (14), o consultor de relacionamento do Grupo Equatorial, Flávio Lamas. A reunião teve como objetivo tratar das demandas dos associados sobre as frequentes faltas de energia elétrica no interior do município e o atendimento insuficiente da empresa, especialmente em situações de eventos climáticos.
Maribel explicou que a reunião teve o intuito de agilizar a parceria entre o sindicato e a concessionária visando melhorias do atendimento aos agricultores e pecuaristas familiares quanto a falta de luz. “Uma das pautas debatidas foi a realização de reuniões com os representantes das comunidades de diferentes localidades do interior para apresentar sugestões de melhoria na qualidade das redes de distribuição de energia elétrica. Ficamos muitos esperançosos com esta proximidade e demostramos que o sindicato representa o homem e a mulher do campo e pode colaborar com a empresa para auxiliar as equipes para localizar os pontos de falta de energia”.
Durante o encontro, foram discutidas ações previstas no Plano de Obras para 2025 na região de Pinheiro Machado. Lamas ressaltou que serão investidos cerca de R$ 12,5 milhões em melhorias na infraestrutura elétrica, totalizando 165 km de novas redes de média e baixa tensão.
Entre as iniciativas previstas, destacam-se: 16,2 km de Redes Compactas de Média Tensão (MT): redução de impactos causados por vegetação em Pinheiro Machado, Candiota e Pedras Altas; outros 6 km de Redes Multiplexadas de Baixa Tensão (BT): mitigação de sobrecargas e interferências da vegetação, beneficiando Pinheiro Machado e Candiota; e 141 km de Redes Convencionais de MT: deslocamento das linhas para margens das estradas, contemplando Pinheiro Machado, Herval, Piratini, Candiota e Pedras Altas.
Os diretores do STR reforçaram a importância dessas ações para melhorar a qualidade do fornecimento de energia e afirmaram que vão seguir acompanhando os avanços das obras junto ao Grupo Equatorial.