Neste momento, mais do que nunca, fica clara a importância dos clubes de serviços que estão sempre a postos para contribuir com a comunidade e, agora, não seria diferente.
No mês de Abril, em meio ao caos instalado por conta do covid-19, pinheirenses integrantes de um satélite do Rotary Club da cidade iniciaram a realizar ações sociais no município visando beneficiar quem necessita de ajuda.
No dia 25 de abril, com ajuda do Supermercado Econômico e Primmu’s, foi realizado um sopão para distribuir para as pessoas carentes do município. Foram atendidas 22 famílias e servidos 94 pratos de sopão.
Já no meio da semana, a integrante do clube Ângela Régio Marques fez a entrega de 36 máscaras artesanais no Asilo Municipal, as quais 30 foram confeccionadas e doadas pela também integrante do grupo, Elizabeth Brandsteter e as outras 6 pelo ex-secretário de saúde da cidade, Éliton Rodrigues. As máscaras servirão para proteger os 15 idosos e funcionários do local.
Importante destacar que hoje o Rotary da cidade atua como satélite, pois por ainda não possuir 20 integrantes é nomeado desta forma.
Em conversa com Angela, a reportagem do jornal Tradição Regional recebeu informação que a forma de satélite é momentânea, pois espera em breve o grupo já ter 20 ou mais integrantes.
“Hoje ainda não temos uma presidência na cidade, mas logo pretendemos já estar com a diretoria formada. Por não ter ainda os 20 integrantes, mas ter mais de 8 pessoas no Clube, no momento somos um Clube satélite do Rotary em Pinheiro Machado e estamos bem empolgados com este movimento”, destacou a integrante.
Os clubes satélites se reúnem em diferentes horários e possuem seus próprios regimentos internos, cultura e líderes de clube. Eles são uma transição para se tornarem Rotary Clubs completos e independentes.
Ela ainda explicou que o município conta com a ajuda de Candiota e Bagé.
“Estamos recebendo bastante apoio de integrantes de Rotarys de municípios vizinhos e isso nos motiva. No início do mês em parceria com o Movimento Corrente do bem realizamos a entrega de 22 cestas básicas em Pinheiro Machado para pessoas carentes do município através da Paróquia Nossa Senhora da Luz”, informou Angela.
Novas ações devem ser realizadas nos próximos dias pelo Rotary no município e questionada sobre como ser integrante do clube, Angela informou que basta o cidadão entrar em contato e manifestar interesse a participar do grupo. “Neste primeiro momento criamos um grupo no whatsapp para programar as ações. Nele estão em grande maioria mulheres, mas esperamos que homens da cidade se unam. O principal é querer ajudar o próximo, pois a história dos rotarys ensina que mais se beneficia quem melhor serve, e assim seguiremos, nos doando e ajudando a quem mais precisar, para que juntos possamos sonhar e conquistar um mundo melhor, completou Angela.