Estudantes participam da etapa municipal dos Jogos Escolares em Pinheiro Machado

Competições movimentam os jovens no município. (Foto: Divulgação)

Após dois anos de pandemia da Covid-19, os estudantes de Pinheiro Machado voltaram a participar dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). O Jergs 2022 tem por finalidade estimular a prática esportiva dos alunos de escolas públicas e privadas do estado, buscando a mobilização da comunidade escolar em prol do esporte educacional e das diversas manifestações corporais desenvolvidas pela escola.

As competições em Pinheiro Machado na fase municipal tiveram início no dia 14 de junho com provas de atletismo. A modalidade de saltos em altura e distância aconteceu no dia 15.  Nos dias 21 e 22 foram realizadas as partidas do handebol e no dia 23 o Voleibol. A modalidade que tem mais equipes escritas é o futsal, que acontece entre os dias 30 de junho e 01 de julho.

A coordenadora municipal de Educação Física, Daniela Lima da Silva explica que o município participa pela 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE). A fase municipal abrange seis escolas municipais e o Colégio Estadual Hipólito Ribeiro nas competições de futsal, vôlei, basquete, handebol e atletismo, em categorias masculinas e femininas, além das categorias infantil e juvenil. Este ano, a competição de xadrez é totalmente online, por isso não houve eliminatória no município.

Segundo Daniela, esta fase é organizada pela Secretaria Municipal de Educação, mas os jogos são promovidos pelo estado. Após a fase municipal acontece a regional, que engloba os 18 municípios da 5ª CRE e, posteriormente, a fase final.

Para Daniela, a retomada dos jogos gerou bastante expectativa nos alunos. “É uma etapa diferente, foram dois anos sem a prática da Educação Física. Tem alunos do infantil que nunca jogaram. Além da expectativa há também uma grande ansiedade e para muitos alunos os jogos são uma novidade porque, até agora, não tinham participado”.

O professor de Educação Física, Jakson Cabral trabalha em duas escolas municipais e falou sobre a retomada dos jogos escolares e a relevância. “Nós, professores, vimos o quanto esse período de pandemia travou o desenvolvimento dos nossos alunos, tanto na parte cognitiva quanto motora. Prejudicou também o convívio e a troca de experiência que a escola proporciona, a socialização dos alunos é muito importante, este retorno é importante e necessário para todos”.

Confira abaixo a classificação final das modalidades de voleibol e handebol

HANDEBOL

1ª colocação: Colégio Estadual Hipólito Ribeiro – Infantil Masculino

1ª colocação: EMEF Avelino de Assis Brasil – Infantil Feminino

1ª colocação: Colégio Estadual Hipólito Ribeiro – Juvenil Masculino

1ª colocação: Colégio Estadual Hipólito Ribeiro – Juvenil Feminino

 

VOLEIBOL

1ª colocação: Colégio Estadual Hipólito Ribeiro – Infantil Masculino

1ª colocação: Colégio Estadual Hipólito Ribeiro – Juvenil Masculino

1ª colocação: Colégio Estadual Hipólito Ribeiro – Juvenil Feminino

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome