Pinheiro Machado participa de tratativas para a implantação de uma Escola Família Agrícola na região

A secretária de Educação, Jaqueline Santos e a chefe de Gabinete, Lóren Ferreira, em reunião com a comitiva do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (CIDEJA). (Foto: Divulgação)

Na terça-feira (15), a secretária de Educação, Jaqueline Santos e a chefe de Gabinete, Lóren Ferreira, participaram de uma reunião com a comitiva do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (CIDEJA), para tratar sobre a articulação e implementação de uma Escola Família Agrícola (EFA), na região.

A comitiva é formada pelo professor, Alex Sandro Perleberg, pela coordenadora Sandriani Braga, formada em Ciências Agrárias e Educação do Campo e pela secretária executiva do Cideja, Liziane Jardim.

A EFA é uma instituição privada de ensino médio técnico, com finalidade comunitária e trabalhará com pedagogia da alternância como alternativa para formação de jovens no campo. O professor Alex explica que “o objetivo é oferecer educação técnica voltada para filhos de pequenos agricultores e diminuir o êxodo rural da Região da Campanha Gaúcha”.

Segundo o grupo, a ideia inicial é trabalhar com a hipótese do polo ser instalado nas dependências da FEPAGRO no município de Hulha Negra. No momento, estão sendo colhidas as informações nos munícipios que integram o Cideja para embasamento ao projeto que será apresentado ao governo do estado. 

Lóren ressaltou que com a implementação do projeto, alunos dos sete municípios que constituem o Cideja, poderão receber esse tipo de capacitação. “O que ajudará na manutenção e na melhoria da produção rural”

A EFA consiste em um modelo diferenciado de educação para o jovem do campo. A proposta é trabalhar a partir da realidade vivenciada e capacitar o aluno por meio do curso de Ensino Médio Técnico, pautado na metodologia conhecida como Pedagogia da Alternância.

O método consiste em alternar o conhecimento teórico desenvolvido pelo aluno na escola com a prática executada na propriedade de sua família. Esta segunda etapa do processo, que consiste no desenvolvimento das aprendizagens, também é acompanhada por professores-monitores.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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