Nos dias 18 e 19 de novembro, alunos do Projeto Capoeira na Comunidade participaram de apresentações alusivas a Semana da Consciência Negra. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso. As apresentações foram realizadas nos municípios de Candiota e Piratini.
Em Candiota, as atividades foram realizadas na Escola Santa Fé, Escola 8 de agosto e na Escola Santa Izabel. Em Piratini, a palestra sobre a Semana da Consciência Negra e a Apresentação de Capoeira ocorreu no CTG 20 de Setembro, a convite do Movimento Negro de Piratini.
Segundo Agamenon Vieira (mestre Bafo), além de apresentações foram ministradas aulas de capoeira e palestras sobre a Consciência Negra. “Nos dois municípios, além de jogar a capoeira, acabei ministrando palestras sobre a consciência negra, e os alunos pinheirenses ensinaram movimentos da capoeira para os alunos das escolas visitadas. Sinto orgulho em ver os alunos do projeto passando os ensinamentos adiante”.
Dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695.
*Com informações da Assessoria de Imprensa