O Festival Comparsa da Canção Nativa, realizado pela primeira vez em 1985, tem por objetivo fomentar, resgatar e valorizar os costumes e as tradições gaúchas focando em composições musicais alusivas à lida do campo. O evento acontecia junto à Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) no Parque Charrua em Pinheiro Machado. Porém, desde 2014 não é realizado.
No entanto, a comunidade em geral poderá desfrutar da 28ª edição do festival assim que a pandemia do novo coronavírus for superada. Os esforços do prefeito José Antônio Duarte Rosa (PDT) e do deputado estadual Luiz Marenco (PDT), junto ao deputado federal Giovani Cherini (PL), possibilitaram o retorno do evento mediante a proposta nº 001836/2020.
A emenda possibilitou a aquisição de R$ 100 mil, obtida por meio da Secretaria Especial da Cultura para a realização do evento, que será acompanhado pela coordenadora de Eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Alessandra Barbosa.
Para o chefe de gabinete do Executivo, Alex Rodrigues, é uma imensa satisfação receber essa notícia, já que se tratava de uma pauta do prefeito desde que iniciou o mandado. Ele ressalta, ainda, que independente de qual governo organizará o festival, a atual administração sente-se realizada em consolidar as bases para o retorno desse projeto.