
Na manhã desta terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início ao cronograma de visitas da titular Ângela Vitória Moreira às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas. A estratégia atende orientação do prefeito Fernando Marroni (PT), visando prover as unidades com estruturas física e de pessoal com capacidade de resolutividade de 85% dos casos atendidos. Receberam a secretária as UBSs Getúlio Vargas e Sanga Funda.
“Vamos fazer o diagnóstico da rede, com a abertura do diálogo com os servidores. Queremos conhecer as especifidades de cada unidade, a organização do processo de trabalho, para levantar necessidades e oportunizar mudanças essenciais para melhorar o alcance do atendimento ao público”, salienta a secretária Ângela que, avaliando as visitas, pontua o alto nível de compromisso dos profissionais das equipes.
Nas duas UBSs – Getúlio Vargas e Sanga Funda – a diretora de Planejamento e Gestão Estratégia Participativa da SMS, Bruna Abbud, apresentou o folder da campanha contra assédio moral no trabalho. O conteúdo traz recomendações, exemplos de formas de assédio e orienta sobre o que fazer nessas situações.
UBS Getúlio Vargas
Na UBS Getúlio Vargas, a secretária apresentou-se aos usuários que aguardavam atendimento nos espaços de espera. José Adllson aproveitou a oportunidade para relatar sua demanda – mais agilidade do sistema para especialistas. No caso, um oftalmologista para atender seu filho Ismael de nove anos. A gestora da Saúde informou que é meta do governo solucionar os pontos frágeis da área e explicou que apurar as necessidades seria um dos motivos da visita.
A Unidade Getúlio Vargas, coordenada pela enfermeira Edna Campelo Ramos, atende cerca de nove a dez mil pessoas, contando com salas de recepção, assistência social, enfermagem, consultórios médico e de dentista, puericultura, pré-câncer, vacinação e farmácia. A equipe é composta por três médicos, 12 agentes comunitários de saúde, três enfermeiras, três auxiliares de enfermagem, uma dentista, um auxiliar de saúde bucal, um profissional de higienização, dois atendentes de recepção, uma assistente social e uma médica de apoio duas vezes por semana.
A secretária, reunida com a equipe, ouviu as demandas, identificando uma questão na estrutura física, fragilidade na assistência farmacêutica e necessidade de restabelecer benefício para agentes de saúde. Os servidores não esconderam contentamento em receber a visita, acolheram a proposta de aproximação e agradeceram a oportunidade.
UBS Sanga Funda
A Unidade Básica de Saúde Sanga Funda conta com gestão compartilhada entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que adota o modelo da Rede Bem Cuidar. Como na Getúlio Vargas, a secretária apresentou-se ao público na sala de espera, que aguardava o atendimento da triagem, relatando o objetivo da visita. Foi recebida pela coordenadora, supervisora das seis unidades da UCPel, Eduarda Morrudo.
Reunida com a equipe, sob coordenação da médica Natália Richter, Ângela Vitória Moreira levantou a necessidade de incrementar os serviços com mais uma turma de agentes comunitários e recebeu agradecimentos pela visita. A UBS atende entre quatro e cinco mil usuários, contando com um recepcionista, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um higienizador, três agentes comunitários, três médicos, dois residentes, um dentista e um assistente social.