O projeto Qualificando a área materno-infantil da Rede Hospitalar Regional, da Santa Casa de Pelotas, através de pequenas doações do imposto de renda, já captou cerca de R$500 mil entre 2018 e 2020. Os valores foram revertidos em reformas e aquisições de equipamentos hospitalares.
Através da Lei de Incentivo à Criança e ao Adolescente, é possível destinar até 3% do pagamento do imposto de renda para ser depositado à conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pelotas. Para isso, basta emitir um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) junto ao documento de Declaração Modelo Completa do IRPF. Após o pagamento da DARF, a mesma, juntamente com o comprovante de pagamento, deve ser entregue no Setor de Projetos da Santa Casa de Pelotas.
Todas as doações são repassadas ao hospital Santa Casa para futuras qualificações na estrutura e tecnologia do local, para melhor atender os pacientes da área materno-infantil. Além disso, o setor mantém o doador informado de todas as benfeitorias realizadas através dos valores recebidos. Já é possível doar o valor referente ao IPRF 2021.