O projeto “Carinho em Casa” foi lançado, nesta quinta-feira (1º), durante a 30ª Fenadoce no estande a Prefeitura de Pelotas. Estiveram presentes no lançamento a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), a secretária de Saúde, Rosana van der Laan, e o representante dos Correios, Antônio Martinet, entre outras autoridades. O projeto tem como objetivo entregar fraldas a domicílio para pacientes acamados do Sistema Único de Saúde (SUS). As entregas efetivas começam a partir do dia 1º de agosto.
A expectativa é de que sejam atendidos inicialmente mais de 1.200 usuários do SUS com o custo anual superior a R$ 373 mil. As verbas utilizadas foram próprias do município e de recursos destinados pelos fundos do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e também do Conselho Municipal do Idoso. “Agradeço aos conselhos do Idoso e aos demais conselhos que também possibilitaram a viabilizar esse projeto, colocando seus recursos na entrega. Então, acho que esse é o início de uma nova era de conforto para todos os pelotenses”, disse Rosana, que também ressaltou o trabalho de sua antecessora Roberta Paganini na fase inicial do projeto.
O “Carinho em Casa” é fruto da união entre a Prefeitura, Secretaria de Saúde e Correios. “Tenho certeza que vai ser um sucesso e, principalmente, um carinho para toda a população carente e necessitada da cidade”, ressaltou Martinet. Ele destacou que os Correios têm realizados diversas ações que ajudam a comunidade e relembrou a distribuição de materiais que ainda ocorre no Vale do Taquari, uma das principais áreas afetadas pelas enchentes de maio.
“Isso é qualidade de vida, isso é economicidade, isso é preservação do meio ambiente. Tem tudo isso junto num processo que, na verdade, é antes de tudo e mais do que nada, carinho, respeito com as pessoas. E eu quero dizer que o carinho em casa não vai se limitar a dispensação de fraldas, entrega de fraldas a domicílio. Isso é só o início do processo”, evidenciou Paula.
A gestora acrescentou que o próximo passo é incluir a entrega de medicamentos no projeto. Paula avisou que os beneficiados serão chamados neste mês pela Secretaria de Saúde para o cadastramento dos endereços corretos para evitar desperdícios.