A Prefeitura de Pelotas realiza a entrega domiciliar de fraldas por meio do programa Carinho em Casa. A iniciativa tem como objetivo viabilizar, de forma gratuita, o acesso às peças pelos pacientes cadastrados no sistema de saúde do Município. Na segunda-feira (2), foram repassadas cerca de 3,3 mil fraldas em tamanhos P, G, GG e XGG adulto. A entrega foi feita em diversos locais, incluindo uma Instituição de Longa Permanência (Ilpi), com três usuários cadastrados no programa.
A secretária de Saúde do Município, Rosana van der Laan, destaca o avanço da iniciativa para o município. “Esse programa não é apenas a entrega em domicílio de fraldas descartáveis, mas um avanço no campo da cidadania e dos direitos para os usuários e famílias que necessitam do apoio do município”, afirmou.
O cronograma de entrega das fraldas é realizado de acordo com o modelo antigo de distribuição. Quem retirava a peça no dia 5 de cada mês continuará recebendo na mesma data em domicílio. O benefício dá-se em parceria com os Correios e com recursos dos fundos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condica), e do Conselho Municipal do Idoso.
Por meio de um sistema desenvolvido pela Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), a expectativa do Município é que o programa contemple mais de 1,2 mil usuários cadastrados. Além disso, a partir da estruturação da iniciativa, a longo prazo, deve ser estudada a inclusão de medicamentos no programa, reduzindo a incidência de filas para retirada de remédios nas farmácias municipais.