Prefeitura de Pelotas tem nova secretária de Saúde

Roberta Paganini foi recebida durante evento informal realizado na Secretaria de Saúde (Foto: Michel Corvello)

A nova secretária de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini Lauria Ribeiro, assumiu oficialmente na última segunda-feira (2) a vaga deixada pela ex-secretária Ana Costa, até então ocupada de forma interina por Leandro Thurow, há cinco meses no cargo. A nova gestora foi recepcionada em evento informal promovido pelos próprios servidores da Saúde, que contou com a participação da prefeita Paula Mascarenhas, além de várias autoridades do município e região.

Conforme Paula, não é comum dar posse a novos secretários, a não ser no primeiro dia de governo. “Eu acho bacana que a Roberta tenha essa acolhida dos servidores, sinal de prestígio e respeito das pessoas que vão trabalhar com ela.” Paula aproveitou para agradecer o apoio e o trabalho dedicado do ex-secretário interino, Leandro Thurow. “Num momento em que eu precisava de muito apoio, o Leandro assumiu esse desafio junto a toda a equipe da Secretaria, sempre tão dedicada.”

Para a prefeita, a nova secretária chega para trazer uma experiência e uma forma mais humanizada de olhar a saúde, que terá campo fértil para crescer em Pelotas. “Quando dizemos que 99,9% das pessoas foram bem atendidas, e isso aprendi com o Bernardo, é algo muito bom, mas há aquele 0,1% que ficou de fora. Para essas pessoas, o SUS falhou 100% e nossa missão é impedir que isso se repita, daí a importância do trabalho realizado na saúde.”

Emocionada, Roberta disse estar disposta a enfrentar os desafios inerentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), através da aplicação de um modelo mais participativo de gestão, focado na valorização do servidor, o que, consequentemente, vai resultar em melhoria no atendimento ao cidadão. “Estou entusiasmada com o desafio, embora saiba da complexidade do trabalho num município do porte e da importância de Pelotas.”

Segundo ela, no período de transição, se inteirou do funcionamento de vários serviços, além de conhecer a equipe técnica da SMS, que é muito comprometida e competente.

“Trabalho num modelo de gestão horizontal, valorizando os trabalhadores e em parceria com os prestadores de serviços, sempre com foco na humanização e melhoria dos serviços para o usuário do SUS”, disse a secretária.

Apac

Ao deixar a interinidade da Secretaria de Saúde, Leandro Thurow, além de continuar atuando na saúde, passa a se dedicar ao projeto de instalação efetiva da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Pelotas, a segunda do Estado. Servidor da Prefeitura desde 2009, Thurow agradece a prefeita Paula pela confiança no seu trabalho. “Foram cinco meses de trabalho intenso, de muitos desafios, próprios da pasta da Saúde. Um período em que aprendi muito, principalmente a manter o foco na solução dos problemas, com espírito público.”

Perfil

Natural de Rio Grande, Roberta Paganini Lauria Ribeiro é formada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC) e pós-graduada em Gestão Federal do SUS, pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Servidora de carreira do Ministério da Saúde, ela foi cedida para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito municipal. Roberta também foi secretária de Saúde de Rio Grande.

Presenças

Além da prefeita e dos servidores da Saúde, participaram da recepção o vice-prefeito Idemar Barz; os secretários de Governo, Abel Dourado; de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella; da Fazenda, Jairo Dutra; do Desenvolvimento Rural, Jair Seidel; e da Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal; autoridades locais, como o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Bachettini Júnior; representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e dos deputados da região; além de servidores e secretários de Saúde da zona sul.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome