Prefeitura de Pelotas realiza Bota-Fora contra dengue no bairro Simões Lopes

Ação faz parte da série de estratégias da campanha Pelotas Contra Dengue e teve como objetivo recolher materiais nos bairros. (Foto: Janine Tomberg)

Na manhã de segunda-feira (19), as equipes da Prefeitura de Pelotas realizaram o primeiro Bota-Fora da campanha Pelotas Contra a Dengue, ação que visa recolher materiais e resíduos facilitadores para a reprodução do mosquito. A iniciativa teve início na avenida Visconde da Graça, a partir das 8h, mas se estendeu por todo o bairro Simões Lopes.

O trabalho efetuado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) envolveu a retirada dos objetos descartados pela população, roçagem e limpeza do local, além da filtragem da água parada nos meios fios.

A limpeza continuará nos próximos dias e, nas semanas seguintes, outros bairros da cidade serão selecionados para receber o serviço de recolhimento, conforme o número de focos de dengue detectados.

Orientações para evitar a proliferação do mosquito

– Evitar o acúmulo de água, principalmente em recipientes como pneus, baldes, bebedouros de animais, vasos de plantas e calhas.

– Realizar a limpeza de recipientes que ficam com a água parada, visando evitar que os ovos do mosquito fiquem depositados e eclodam posteriormente.

– Instalar telas em portas e janelas das residências, para funcionar como barreira de entrada do mosquito.

Confira os principais sintomas

– Febre alta (acima de 39º C)
– Dor de cabeça
– Dor atrás dos olhos
– Dor muscular e nas articulações
– Fadiga
– Mal-estar
– Náuseas
– Manchas vermelhas pelo corpo

Em caso de suspeita, a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome