Há mais de dois meses a vacina da Influenza está disponível para toda a população pelotense a partir dos seis meses de idade. No entanto, pouco mais de 53,7 mil pessoas receberam a dose, ou seja, não foi atingida nem a meta inicial, que era imunizar 90% dos 154.595 integrantes dos grupos prioritários – crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas e quilombolas.
A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (SMS), Aline Machado, explicou que é importante manter o calendário básico vacinal completo, já que é a única forma de controlar doenças infectocontagiosas, incluindo a influenza (gripe comum) e Covid-19.
“Nós já eliminamos doenças que tinham um grande impacto na vida das pessoas, principalmente das crianças, e controlamos outras que aumentavam os índices de mortalidade infantil ou causavam inúmeras sequelas”.
Sobre a vacina da gripe, ela diz que quanto maior a cobertura, maior a imunidade individual e coletiva – e completa: “Consequentemente, reduz-se as complicações e internações por infecção aguda no sistema respiratório”.
As UBSs aplicam as vacinas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h, e das 13h30 às 16h, exceto a Unidade da Jardim de Allah, que está aberta somente até as 13h30. A Casa da Vacina funciona das 8h às 17h; e o Ambulatório da UCPel, das 8h às 20h.