Prefeita de Pelotas e governador debatem controle do vírus em reunião online

Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura de Pelotas

A prefeita Paula Mascarenhas e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), realizaram reunião online, na manhã desta quarta-feira (6), para tratar do modelo de distanciamento social anunciado no dia 30 de abril. A iniciativa é estratégia de enfrentamento do novo coronavírus no Estado. A avaliação das restrições adotadas até agora e as possíveis mudanças, a partir da realidade da expansão da Covid-19, também estiveram em pauta durante a videoconferência.

Por cerca de meia hora, os dois chefes dos Executivos municipal e estadual trocaram informações acerca das medidas determinadas e fundamentadas no padrão de controle, que dividirá o Rio Grande do Sul em regiões. Com a decisão, será possível classificar a pandemia em cada uma das áreas por cores. Se hoje a normativa já estivesse valendo, Pelotas estaria enquadrada na bandeira laranja – risco médio de propagação do Sars-CoV-2.

Na oportunidade, a prefeita destacou a preparação da rede hospitalar local para os casos de infecção, como o aumento de leitos em pouco mais de um mês: de cinco para 31, referentes a Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), e de 17 para 58 leitos de enfermaria.

“A nossa ideia, a partir do cumprimento da promessa do Ministério da Saúde de enviar 20 respiradores, é aumentar o número de UTIs ainda no próximo mês”, antecipou Paula ao governador.

A prefeita confirmou que, atualmente, apenas duas pessoas – um bebê e um homem de 26 anos – ocupam leitos SUS destinados a casos Covid em Pelotas. Ambos ainda são suspeitos de terem sido contaminados pelo vírus.

Avaliação em Pelotas

A abertura gradual do comércio, por 6 horas diárias, com a adesão massiva da população e empresários ao uso de máscaras e métodos de higienização, destacando-se a aplicação habitual do álcool em gel, foi outro tema da conversa. Paula destacou, a Eduardo Leite, detalhes do Decreto Municipal nº 6.274, que obriga a utilização de máscaras no transporte coletivo. Na sequência, salientou a necessidade de analisar a retomada de outras atividades de natureza mercantil.

“Nesse momento, estou analisando a situação das academias e escolas infantis privadas. Inclusive solicitei ao Sindicato dos Dirigentes Lojistas, o Sindilojas, um levantamento de como as mães, comerciárias, procedem com os filhos pequenos com essas instituições fechadas”, informou a prefeita.

Governador anuncia modelo

O governador adiantou, durante a audiência virtual, que o novo modelo de distanciamento social controlado, com a análise de risco para contágio pelo novo coronavírus, será divulgado nesta sexta-feira (8). Ele foi construído a partir de informações coletadas com entidades que representam diversos setores: agronegócio, comércio, indústria, serviços e transporte. Segundo Eduardo Leite, seu mandato não deixou de considerar o impacto econômico causado pelas restrições e o nível de segurança da disseminação do Sars-CoV-2.

“Vamos determinar as bandeiras e os protocolos que os municípios deverão seguir a partir da análise da situação de cada uma das regiões em dois eixos: a propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento hospitalar”, explicou o governador.

Novas medidas locais

Eduardo Leite encerrou a videoconferência informando que, em relação à resolução estadual, os prefeitos possuirão autonomia para tomada de providências mais restritivas ou não. Paula ratificou que aguardará o anúncio oficial da classificação da cidade, com base no no modelo de distanciamento social controlado, adotado pelo governo gaúcho. Todos os esforços concentram-se no estudo de novas definições de controle do avanço do vírus em Pelotas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome