A vacinação contra o coronavírus em Pelotas, nesta quarta-feira (16), esteve dividida em três frentes, o que resultou na aplicação da 1ª dose em 2.265 pessoas. A novidade ficou por conta do primeiro grupo de caminhoneiros (motoristas de transportes rodoviário): 506 profissionais da área foram imunizados em ação no IFSul. Enquanto isso, o drive-thru, reservado para o público de 55 anos, registrou mais 967 pessoas vacinadas, além dos 792 com 57 anos que foram em busca da proteção nos bairros.
Motoristas rodoviários imunizados
A movimentação foi intensa desde as primeiras horas da manhã no IFSul, da Praça 20 de Setembro, onde está sendo realizada a vacinação dessa categoria. Esta quarta-feira foi o dia destinado para os caminhoneiros nascidos no primeiro quadrimestre, já que esse grupo foi dividido por datas de nascimento.
A expectativa para receber a 1ª dose era grande por parte de Paulo Sérgio de 52 anos. Ele trabalha como caminhoneiro há dez anos e não parou as atividades mesmo durante a pandemia do coronavírus. A profissão exige o contato com o público e viagens com realização de entregas de mercadorias em outras cidades. “Para mim, foi uma surpresa, fui bem atendido e em pouco tempo. Cheguei aqui e, em dez minutos, fui chamado”, contou Paulo, em relação ao processo de vacinação no Instituto Federal.
Rogério Gomes da Costa de 42 anos atua há cerca de um ano e meio como caminhoneiro. Ele contou que chegou a perder o emprego por conta do agravamento da pandemia, mas, um tempo depois, conseguiu retornar. Agora, iniciando a imunização com a primeira etapa da proteção, foi impossível esconder a felicidade. “A proteção é importante para a gente e para as pessoas próximas, como os filhos e esposa. O medo de levar a doença para casa é grande”, afirmou.
Confira a programação para os caminhoneiros
– Quinta-feira (17) – 1ª dose para caminhoneiros nascidos entre 1º/5 e 31/8
– Sexta-feira (18) – 1ª dose para caminhoneiros nascidos entre 1º/9 e 31/12
Documentação para caminhoneiros
– Documento de identidade
– Comprovante de residência
– CPF ou Cartão SUS
– Declaração da empresa empregadora, conforme modelo-padrão produzido pelo Município, disponível no hotsite do coronavírus, ou carta de frete no nome do motorista.
Drive-thru e bairros
Nos pavilhões da Fenadoce, o drive-thru, direcionado para as pessoas com 55 anos, também esteve bastante movimentado ao longo do dia. Até o começo da tarde, 555 doses já tinham sido aplicadas. Nos CTGs e pontos espalhados pelos bairros, a procura pelo imunizante foi um pouco mais tranquila, pelas pessoas de 57 anos.
A vacinação prossegue nesta quinta-feira (17), com drive-thru para o público de 54 anos e, nos bairros, para quem tem 56 anos.
Veja o cronograma por faixa etária
No drive-thru – Centro de eventos, das 9 às 17h
– Quinta-feira (17) – 54 anos
Nos bairros – das 10 às 15h
– Quinta-feira (17) – 56 anos
– Sexta-feira (18) – 55 anos
– Segunda-feira (21) – 54 anos
Documentação necessária
– Documento de identidade
– Comprovante de residência
– CPF ou Cartão SUS
Pontos de vacinação nos bairros
– CTG Raízes do Sul – avenida Cidade de Lisboa, 610 – Fragata
– CTG Negrinho do Pastoreio – avenida João Gomes Nogueira, 273 – Areal
– União Gaúcha – avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada
– CTG Os Farrapos – rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha
– Associação Rural – Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas
– Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro
– Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes – salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres
Não esqueça: drive-thru solidário segue no Centro de Eventos
A Secretaria de Assistência Social (SAS) do Município informa que segue com ponto de coleta de donativos no Centro de Eventos, onde a comunidade pode doar alimentos não-perecíveis, agasalhos ou de ração animal. O secretário José Olavo Passos ressalta que toda a doação é muito bem-vinda, especialmente de alimentos e de roupas. Neste momento, frente à demanda dos últimos meses, aumentou muito a procura devido à pandemia. “Reforçamos para a comunidade que for até drive-thru de vacinação que, se puder, faça alguma doação. Sempre tem um veículo com servidores para receber as doações”, esclareceu.
Orientações da SMS
A SMS alerta que quem tiver recebido a vacina contra outras doenças deve aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações. Caso a pessoa apresente sintomas gripais, ou tenha positivado para a Covid-19, deve aguardar 30 dias do início desses sinais para receber a vacina. Além disso, pacientes que fazem uso de imunoglobulina humana devem se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo para evitar interferência na resposta imunológica.