Com a chegada do frio, a Prefeitura de Pelotas está preparando as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para absorver o incremento na demanda de atendimentos a crianças com sintomas gripais e problemas respiratórios. Dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apontam que, nas últimas semanas, houve o aumento de 40% do número de menores atendidos na Unidade de Pronto Atendimento Areal (UPA) e no Pronto Socorro.
Para absorver o possível aumento no atendimento nas UBSs, as equipes estão em processo de qualificação permanente e os profissionais das Unidades são estimulados a realizar a prescrição de tratamentos para os sintomas, a partir do acolhimento com classificação de risco.
De acordo com a assessora da Diretoria de Atenção Primária da SMS, Josiane Palma, a Política Nacional de Atenção Básica prevê que profissionais generalistas podem avaliar e conduzir os casos. “Apenas quando existe agravamento ou doença instalada, se faz o encaminhamento para atendimento especializado. Muitas pessoas desconhecem essa orientação, o que pode causar sobrecarga da UPA e PS com demandas que seriam tratáveis nas UBSs”, afirma.
Os principais sintomas das crianças que são levadas para atendimento nas Unidades são tosse, coriza, espirros e febre. Segundo a SMS, alimentação e hidratação adequadas auxiliam na prevenção desses quadros, assim como a revisão e a atualização do calendário vacinal, que previne a forma grave de gripe.
Para o mês de maio, a SMS prevê uma campanha específica de vacinação contra o vírus Influenza – causador da gripe – que irá incluir as crianças como público-alvo.