Pelotas: Ubai Lindóia sofre modificações nos atendimentos especializados em saúde da mulher

A Unidade Básica de Atendimento Imediado (UBAI) Lindóia. (Foto: Reprodução)

O atendimento em serviços especializados às mulheres sofrerá alterações na Unidade Básica de Atendimento Imediato (UBAI) Lindóia, ação que, segundo fontes ouvidas pela reportagem, poderá causar prejuízos, tendo em vista que deixarão de ser acompanhados por equipe pré-especializada. A Secretaria de Saúde afirma que o atendimento está sendo reorganizado e ampliado, passando a ser prestado nos três turnos.

Uma fonte, que não quis ser identificada, apontou que foi informado recentemente que o serviço especializado na Unidade, focado na saúde da mulher – o que inclui exames de pré-câncer, pré-natal, diagnósticos de doenças, mamografias e tratamentos ginecológicos, será modificado.

Ele explicou que o atendimento atualmente é fornecido no turno da noite e já coletou mais de 500 exames desde o início da atuação, que é realizado concomitante a outros atendimentos, por uma equipe pré-especializada, ou seja, médicos que estão executando o final de sua Residência em Ginecologia e que, por esse motivo, trata-se de uma assistência experiente na área da saúde da mulher.

Conforme a fonte, foi informado que este serviço especializado deixaria de existir, com a menção de reduzir custos. Neste sentido, ele aponta ter sido informado que a partir do mês seguinte, a equipe pré-especializada deixaria de realizar o atendimento, que passaria a ser desempenhado por clínicos e enfermeiros, submetidos a uma capacitação.

Ela cita que há uma demanda reprimida na localidade e que implica em encaminhamentos para serviços terciários da cidade que possuem filas de espera significativas. Segundo ele, o serviço ofertado no local já atendeu mulheres que não efetuavam um exame de pré-câncer há mais de 15 anos, por exemplo.

Outra fonte, que também não quis ser identificada, explicou que o atendimento realizado no período da noite é exclusivo, visto que é desempenhado por profissionais pré-especializados (contratados como clínicos, porém atuantes como pré-especialistas, devido ao serviço prestado até então) em ginecologia – o que deixará de ser feito, considerando que enfermeiros e clínicos que já trabalham no local e possuem uma carga significativa de trabalho passarão a desempenhar o serviço. Ele também apontou que, segundo responsáveis da saúde, a decisão foi motivada por redução de custos.

Posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que todas as Unidades Básicas de Saúde atendem questões relativas à saúde da mulher como por exemplo, a coleta de exames citopatológicos e que esse atendimento já é uma prática comum nas unidades.

“Ocorre que na Unidade Lindóia temos dois serviços que funcionam simultaneamente, o da Unidade Básica de Saúde (UBS) e da Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai). Como a característica de atendimento da Ubai é para situações agudas de saúde, normalmente não são prestados os atendimentos em saúde da mulher. Entretanto, a equipe de profissionais da Ubai Lindoia estava prestando esse serviço, ao invés da equipe da UBS. Desta forma, a SMS está reorganizando os atendimentos, e não fechando o serviço. Agora a população que buscar por esse serviço pode ser atendida nos três turnos, sendo manhã e tarde pelos profissionais da UBS e à noite na Ubai, como serviço de rotina da unidade, como é em todas as outras”.

No que se refere ao ato de comunicar os funcionários sobre a mudança no serviço, bem como a nova configuração de atendimento, a SMS, também em nota, disse que as equipes foram informadas da mudança nos atendimentos. “Os atendimentos serão oferecidos nos dois turnos que a UBS atende e, também, na Ubai, sendo prestados por médicos e equipe de enfermagem, que tem preparo para realizar exames de saúde básicos”.

As fontes afirmam que embora o serviço passe a ser ofertado em três turnos, a agenda de atendimento será restrita e deixará de contar com um profissional exclusivo.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome