Pelotas: Serviços da Saúde sofrem alterações

UPA Ferreira Viana mantém funcionamento até a 0h desta terça e retoma atendimento a partir das 8h de quinta-feira no campus Saúde da UCPel. (Foto: Rodrigo Chagas)

A Prefeitura informa que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ferreira Viana encerra o atendimento na terça-feira (7) a partir da meia-noite para retomar as atividades na quinta (9), a partir das 8h, no Campus Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), à avenida Fernando Osório, 1.586, no antigo antigo Olivé Leite, no prédio de ginecologia. Esse é um dos serviços da Secretaria de Saúde (SMS) que estão sofrendo alterações em decorrência dos riscos de alagamentos em algumas áreas do município. Incluem-se nas modificações as atividades administrativas, os atendimentos ambulatoriais, laboratoriais, hospitalares e teleconsultas.

Administrativo

A estrutura administrativa do prédio localizado nas ruas Lobo da Costa e Tiradentes, incluindo gabinete, planejamento, compras, contratos, departamento financeiro, recursos humanos, regulação ambulatorial e setor de solicitação de transporte foi transferida para o Centro de Especialidades, com equipes presenciais reduzidas e demais em teletrabalho.

Ambulatórios

Consultas e exames nos ambulatórios ou em tratamento fora do domicílio estão suspensos, com exceção dos atendimentos oncológicos feitos no município. Posteriormente, os pacientes que faltarem ou que estão com o atendimento suspenso serão avisados sobre os reagendamentos com prioridade.

Hospitais e Pronto Socorro (PS)

Os leitos de emergência do PS, clínicos no Hospital Escola (HE) e cardiológicos da Beneficência Portuguesa foram ampliados, enquanto os hospitais São Francisco de Paula (HUSFP) e Santa Casa de Misericórdia avaliam as possibilidades de aumento. Cirurgias eletivas estão suspensas desde quinta-feira (2), com exceção das oncológicas.

Laboratórios

O atendimento no laboratório municipal está suspenso.

Centro de Especialidades

O Programa Municipal de Combate à Tuberculose (PMCT), no Centro de Especialidades, está funcionando das 8 às 12h.

Teleconsultas

O teleatendimento está disponível para crianças, pessoas com hipertensão, diabetes, bronquite e asma e indivíduos domiciliados ou acamados, além de teleatendimento psicológico.

A população pode obter mais informações pelo WhatsApp, pelos números (53) 3284-9526 e 9 9954-4977.

Vacinação

Todas as vacinas da Rede Frio foram transferidas para o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), com o objetivo de conservação dos imunizantes.

Abrigos municipais

As equipes da Atenção Primária estão nos abrigos das 8 às 22h. A Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência também está apoiando nesses locais.

Rede de Atenção Psicossocial

O acolhimento do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD III segue normalmente das 7 às 19h. As atividades coletivas estão suspensas. O Caps I, Baronesa, Escola, Zona Norte, Fragata (manhã) encontram-se abertos, porém, também estão com atividades coletivas suspensas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome