Pelotas: Prefeitura oferece diferentes serviços de teleatendimento

(Foto: Freepik)

Além da teleconsulta médica na zona rural, a SMS disponibiliza teleatendimento para a área da saúde mental, teleconsulta de enfermagem para portadores de Diabetes e pacientes em tratamento de tuberculose, e telematriciamento em nefrologia e pré-natal

O Município, a fim de oferecer novos acessos aos cuidados médicos à população de Pelotas, tem implantado diferentes ações de teleatendimento à população e às equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os serviços são desenvolvidos pelo Departamento de Saúde Digital da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além da teleconsulta médica na zona rural, que está em fase piloto nas UBSs Colônia Maciel, Cordeiro de Farias e Cerrito Alegre, as áreas de saúde mental, nefrologia e pré-natal para profissionais da Atenção Primária em Saúde, além de pacientes com diabetes, contam com serviços de forma remota.

Teleconsultas em saúde mental e para pacientes com diabetes

A teleconsulta em saúde mental teve início em janeiro deste ano, conforme explicou a coordenadora da Telemedicina da SMS, a enfermeira Ângela Lima. O atendimento on-line, via plataforma Google Meet, com psicólogos e médico psiquiatra, é destinado a indivíduos maiores de 18 anos que apresentem sintomas psicológicos leves. É realizada uma psicoterapia breve focada em uma queixa principal, com intuito de obter, em curto prazo, uma melhora na qualidade de vida. Caso o paciente necessite de medicação, ele é encaminhado para um psiquiatra, também de forma virtual.

“Após a sexta teleconsulta, caso o paciente ainda necessite de atendimento, ele é direcionado ao Ambulatório de Saúde Mental, para ingresso em atendimento em grupo, ou poderá ter sua psicoterapia estendida por mais duas consultas on-line”, detalhou Ângela.

A SMS também viabilizou consultas remotas de enfermagem para pacientes portadores de Diabetes Mellitus, com orientações de cuidado, solicitações de exames, renovação de receitas e laudos, tudo conforme protocolo municipal. Os atendimentos são realizados via Google Meet. Interessados podem enviar uma mensagem através do WhatsApp para o número (53) 9995-5731, que o setor de Teleconsulta de Enfermagem aos Crônicos entrará em contato.

Os pacientes diabéticos cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde do município também serão contatados pelas equipes de profissionais; se desejarem, poderão ter acesso ao teleatendimento.

O telematriciamento de Nefrologia e Pré-natal

Outro serviço de telemedicina disponibilizado é o telematriciamento para as UBS, realizado pelo serviço de referência em nefrologia e pré-natal do município.Esse sistema permite que os profissionais discutam casos mais complexos com especialistas nefrologistas e obstetras, com o intuito de qualificar o atendimento para os cidadãos de cada território da cidade.

A SMS também está monitorando por teleatendimento casos suspeitos de Monkeypox, conhecida como a Varíola dos Macacos. Durante a consulta virtual, uma enfermeira realiza o monitoramento diário e orienta, via WhatsApp e Google Meet, os pacientes que estão em isolamento por estarem com suspeita da infecção e para aqueles que vierem a confirmar a presença da doença.

Telemonitoramento para o tratamento de tuberculose

Por fim, o Município faz o telemonitoramento de pessoas em tratamento para a tuberculose. Semanalmente, esses pacientes são contatados, por meio de uma ligação telefônica, por enfermeiras, para verificar a sua condição e como está a adesão ao tratamento, o qual é realizado por, no mínimo, seis meses. Familiares e cuidadores são atendidos também.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome