A vacina de proteção contra a Covi-19 chega a partir desta quinta-feira (28) para as crianças de três anos em Pelotas. Pais ou responsáveis pelos pequenos podem levá-los para receber as doses de CoronaVac em três locais diferentes: no Mercado Central, no Trailer da Vacina e na Unidade de Vacinação Infantil na Ubai Navegantes. A imunização também é destinada a imunossuprimidos, a partir dessa idade.
Na tarde desta quarta-feira (27), a procura para vacinação de crianças de 4 anos foi grande e movimentou o Trailer, que estava na avenida Duque de Caxias, no Fragata. A dona de casa Mareliza Borges, que mora na Guabiroba, aproveitou a oportunidade e levou o filho Gabriel para fazer a primeira dose. “A minha cunhada viu que o Trailer estaria aqui hoje e viemos. É muito importante. Eu e o pai dele nos preocupamos muito com a saúde do menino. Finalmente chegou a sua vez”, comentou.
Até por volta das 14h, cerca de 30 crianças de quatro anos já haviam recebido a primeira dose e outras dez aguardavam na fila. Para que os pequenos possam receber a proteção, os pais ou responsáveis precisam apresentar os documentos necessários. Para os menores imunossuprimidos, a vacinação só ocorrerá mediante apresentação do atestado simples comprovando a condição de saúde.
Confira o cronograma para os próximos dias
– Quinta-feira (28): vacinação para crianças de três anos ou mais e imunossuprimidas, nos três pontos
– Sexta-feira (29): vacinação para crianças de três anos ou mais e imunossuprimidas, nos três pontos
– Sábado (30): vacinação para crianças de três anos ou mais e imunossuprimidas, somente no Mercado Central, bancas 16 e 17, das 10 às 15h
Endereços dos pontos de vacinação
– Mercado Central, bancas 16 e 17: Centro, das 8 às 17h; sábado das 10h às 15h,
– Ubai Navegantes: rua Dona Darci Vargas, 212 — Porto, das 8h às 19h30min
– Trailer da Vacina: conforme itinerário semanal, das 11h às 16h30min
Documentação necessária
– Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto. Caso o menor não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento, com a declaração disponível neste link (https://www.pelotas.com.br/coronavirus)
– Comprovante de residência do responsável
– Carteira de Vacinação da criança
– Declaração de Vacinação para Adolescentes e Crianças (disponível em https://www.pelotas.com.br/coronavirus)
– Atestado simples (não precisa ser padrão) para crianças de cinco a 11 anos imunossuprimidas, comorbidade ou deficiência
– Cartão SUS ou CPF
Orientações da SMS
Segundo o Ministério da Saúde, já é possível a administração do imunizante contra o coronavírus com outras vacinas do calendário vacinal sem intervalo mínimo. A estratégia contribui para a melhora da cobertura dos imunizantes.
Quem apresentar sintomas gripais não deve comparecer para a vacinação enquanto estiver passando pelo quadro. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a dose de imunização.
Revisada