Grande movimento foi registrado, já nas primeiras horas da manhã, no Centro de Eventos da Fenadoce, nesta segunda-feira (5), dia que teve início a vacinação de idosos com 66 anos ou mais contra o coronavírus. No total, 1.978 pessoas desse grupo garantiram sua proteção no drive-thru.
Após receberem a 1ª dose nesta segunda-feira, as irmãs Silvia Moreira e Maria da Graça contaram que outros três irmãos também já estão imunizados. “A gente estava na expectativa. A organização aqui está fora de série”, frisou Silvia. O marido Rosalino, responsável por conduzir as duas até o local, assistiu à vacinação delas, ansioso pela sua vez, que será na sexta-feira (9).
Sozinho em seu carro, Renato Pacheco não escondia a felicidade em estar sendo imunizado, enquanto tirava fotos da aplicação. “Estou me sentindo muito bem e satisfeito. Agora estou esperando a 2ª dose”, destacou. Ele citou a agilidade do atendimento como uma das principais características do drive-thru organizado pela Prefeitura.
O processo segue nesta terça-feira (6), nos pavilhões do Centro de Eventos, para os idosos com 65 anos ou mais. Na quarta-feira (7), a idade do grupo prioritário é ampliada para os 64 anos. O atendimento pelo sistema drive-thru é sempre das 9 às 17h, com acesso pela avenida Pinheiro Machado. Aqueles que comparecerem para a vacinação precisam apresentar documento de identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência.
Confira o calendário
– Terça-feira (6) – idosos a partir dos 65 anos, com 2.400 doses disponíveis.
– Quarta-feira (7) – idosos a partir dos 64 anos, com 2.600 doses disponíveis.
Vale ressaltar que segue a arrecadação de alimentos não-perecíveis (como arroz, feijão, massa e outros), além de leite e produtos de higiene e limpeza. As doações serão entregues à Secretaria de Assistência Social (SAS) e destinadas a famílias em vulnerabilidade social ou que estejam enfrentando dificuldades financeiras. A ação também acontece nas escolas municipais, nos bairros.
Mais de 500 vacinados nas escolas
Também nesta segunda-feira, idosos com 69 anos ou mais, que não puderem comparecer no drive-thru da última semana, tiveram a chance de receber a 1ª dose da vacina nas sete escolas municipais selecionadas pela Prefeitura. Foram 503 beneficiados.
A aplicação nos bairros, para as idades entre 69 a 67 anos, continua até quarta-feira (7). Na quinta-feira (8), a vacinação será ampliada para o grupo de 66 anos e, na sexta-feira, serão imunizados aqueles a partir dos 65 anos. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará mil doses, em cada dia, distribuídas nos sete pontos. A ação continuará das 10 às 15h, cumprindo o seguinte cronograma:
– terça-feira (6) – idosos a partir dos 68 anos;
– quarta-feira (7) – idosos a partir dos 67 anos;
– quinta-feira (8) – idosos a partir dos 66 anos;
– sexta-feira (9) – idosos a partir dos 65 anos; e,
– segunda-feira (12) – idosos a partir dos 64 anos.
Não esqueça os endereços das escolas
* EMEF Balbino Mascarenhas – rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) – 100 doses por dia
* Colégio Pelotense – rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) – 200 doses por dia
* EMEF Ministro Fernando Osório – avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) – 200 doses por dia
* EMEF Ferreira Viana – rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) – 100 doses por dia
* EMEF Afonso Vizeu – rua Francisco Moreira, 285 (Areal) – 200 doses por dia
* EMEF Francisco Caruccio – rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) – 100 doses por dia
* EMEF Francisco Barreto – rua Triunfo, 2.257 (Laranjal) – 100 doses por dia
Forças de segurança imunizadas
Seguindo o cronograma do Plano Nacional de Imunização, os guardas municipais e policiais rodoviários são os primeiros profissionais da segurança a ser imunizados contra o coronavírus em Pelotas. Enquanto a vacinação dos 180 integrantes da Guarda Municipal se deu às 14h, a dos 41 membros da PRF estava marcada para as 19h.
Para receber a 1ª dose, os trabalhadores das forças de segurança devem apresentar uma declaração que exercem as atividades previstas pelo Ministério da Saúde, além da carteira funcional.
A aplicação do imunizante nesse grupo será no laboratório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), localizado na rua Lobo da Costa, 1.764, de acordo com o seguinte calendário:
– terça-feira (6) – policiais civis e bombeiros; e,
– quinta-feira (8) – policiais militares da Brigada Militar.
Os agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) serão vacinados na Unidade de Saúde do Presídio.
Agilidade garantida com o formulário
O formulário de vacinação pode ser levado previamente preenchido pelos idosos, tanto nos drive-thrus quanto nas escolas. Ele está disponível para download no hotsite do coronavírus, na aba ‘Formulário de Vacinação’.
Quem optar por levar o documento precisa responder às questões que se encontram nas caixas com a indicação “preenchimento em letra de forma pelo paciente”. É importante ressaltar que não se trata de uma obrigação do cidadão, mas uma forma do poder público agilizar o acesso da população à vacina.
O que é importante saber antes de se vacinar
Os casos que devem apresentar atestado médico, na hora de receber o imunizante, são:
– portadores de doenças reumáticas imunomediadas;
– pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; e,
– pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes.
Além disso, quem faz uso de imunoglobina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. Não devem ser vacinadas aquelas pessoas que apresentarem sintomas gripais ou demais doenças febris nas últimas quatro semanas.