Entre segunda (28) e quinta-feira (1º/7), a Prefeitura realiza ações de vacinação contra a Covid-19 em Pelotas. As aplicações, referentes à 1ª dose, ocorrem no drive-thru, no Centro de Eventos, e nos pontos espalhados pelos bairros da cidade. O calendário dá sequência à imunização por faixa etária, e é destinado ao público com idade entre 46 e 51 anos.
Fique atento à programação dos próximos dias
Drive-thru
No Centro de Eventos, com entrada pela avenida Pinheiro Machado, das 9 às 17h
* Domingo (27) – 1ª dose para 49 e 48 anos; e
* Segunda-feira (28) – 1ª dose para 47 e 46 anos.
Bairros
Nos CTGs e outros pontos, das 10 às 15h
* Segunda-feira (28) – 1ª dose para 51 anos;
* Terça-feira (29) – 1ª dose para 50 anos;
* Quarta-feira (30) – 1ª dose para 49 e 48 anos; e
* Quinta-feira (1º/7) – 1ª dose para 47 e 46 anos.
Consulte o endereço dos pontos de vacinação nos bairros
– Paróquia São José – avenida Duque de Caxias, 520 – Fragata*
– CTG Negrinho do Pastoreio – avenida João Gomes Nogueira, 273 – Areal
– União Gaúcha – avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada
– CTG Os Farrapos – rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha
– Associação Rural – Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas
– Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro
– Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes – salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres
* A partir de quarta-feira (30), a Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, irá substituir o CTG Raízes, que não aplicará mais doses.
Quais documentos levar?
Todos os contemplados com a 1ª dose da vacina contra o coronavírus deverão apresentar:
– documento de identidade com foto;
– comprovante de residência; e
– CPF ou Cartão SUS.
Para agilizar o processo de imunização, a Prefeitura disponibiliza, no hotsite do coronavírus, o comprovante de vacinação. As pessoas que irão se vacinar, tanto no drive-thru quanto nos pontos nos bairros, podem levar o documento impresso, com as informações pessoais preenchidas. No entanto, a SMS esclarece que isso não se trata de uma obrigação, mas uma maneira de facilitar o trabalho e diminuir o tempo de espera durante o processo.
Orientações importantes
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que quem tiver recebido a vacina contra outras doenças deve aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações. Caso a pessoa apresente sintomas gripais ou tenha positivado para a Covid-19, deve aguardar 30 dias do início desses sinais para receber a vacina. Além disso, pacientes que fazem uso de imunoglobulina humana devem se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo para evitar interferência na resposta imunológica.
E quem perdeu alguma ação de vacinação?
Os integrantes dos grupos prioritários que não puderam comparecer nas datas de vacinação contra o coronavírus, dentro do cronograma da SMS, devem procurar o Laboratório Municipal para fazer a imunização, na rua Lobo da Costa, 1.774. O horário de atendimento é das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira.
Podem se dirigir ao local: idosos de 60 anos ou mais; profissionais de saúde; gestantes ou puérperas (até 45 dias do parto) com ou sem comorbidades; profissionais da educação da rede pública ou privada, de nível básico e do superior; caminhoneiros; pessoas em situação de rua; integrantes das forças de segurança e salvamento; trabalhadores dos transportes coletivos rodoviários urbanos e de longo curso; trabalhadores da limpeza urbana e resíduos sólidos; e pessoas com doenças crônicas e deficientes permanentes com ou sem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Os documentos exigidos a cada grupo específico, para 1ª e 2ª dose, podem ser encontrados aqui. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 156, da Ouvidoria, disponível das 8 às 14h; (53) 3227-9496, da Sala de Vacinas; o (53) 3284-7745, do Setor de Vacinas da SMS; ou ainda o contato do próprio Laboratório, no número (53) 32847741.