Pelotas: Cayo Lopes será o novo diretor-geral do HUSFP a partir de 6 de janeiro

O cargo de diretor-geral, atualmente ocupado por Marcio Slaviero, será assumido por Cayo Lopes, professor e atual coordenador do curso de Medicina da Universidade desde julho de 2022 (Foto: Julia Barcelos/JTR)

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (10), o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Pereira Bachettini Júnior, anunciou a mudança na direção do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). O cargo de diretor-geral, atualmente ocupado por Marcio Slaviero, será assumido por Cayo Lopes, professor e atual coordenador do curso de Medicina da Universidade desde julho de 2022.

O atual diretor-geral assumiu a direção do HUSFP em junho de 2022 e sai para assumir novos desafios. Slaviero ficará no cargo até o dia 5 de janeiro. “Conduziu brilhantemente esse trabalho, na sua relação com a comunidade, com a saúde pública de Pelotas e região”, descreveu o reitor.

Marcio Slaviero fica no cargo até o dia 5 de janeiro (Foto: Julia Barcelos/JTR)

Em sua fala, Slaviero relembra a importância do HUSFP o Estado, bem como momentos de seu tempo na instituição. “Me enche de orgulho, todos que estão lá. Eu acho que o HU sai maior desse período. Todos nós, pessoas físicas, saímos maiores. O nosso curso, a nossa escola sai cada vez maior. Desejo muito sucesso a todos. E, por mais que seja um período pequeno, eu me sinto filho dessa casa também e levarei isso para sempre com muito orgulho. Foram dias intensos de dedicação e esse pertencimento vai ser eterno. Desejo um futuro brilhante a todos, à instituição e, principalmente ao Caio, muita sabedoria, serenidade e muita confiança”.

Lopes atua desde setembro de 2015 como professor do curso de Medicina da UCPel nas disciplinas do Núcleo de Saúde Coletiva. “O médico e professor Cayo tem formação e vivência com professores, alunos e equipes médicas, sempre atuou em várias frentes e, a partir de janeiro, assume o comando do hospital com tranquilidade, experiência e transparência. Certamente vai fortalecer a saúde regional com foco humano e inovador”, declarou o reitor. “Faço o meu agradecimento ao Márcio Rafael Slaviero por esse tempo dedicado à nossa estrutura e desejando pra ele muito sucesso nesse novo desafio, que tenho certeza será também motivo de orgulho para todos”, completa.

Passando para seu momento de fala, Lopes afirma se sentir honrado e desafiado com a indicação. “A expectativa é enorme por se tratar do maior cenário acadêmico da maior escola médica do Rio Grande do Sul. Seguiremos entregando um trabalho qualificado e comprometido, esse é o nosso dever”, relata. “Tenho certeza que tenho e terei uma equipe qualificada, que busca trabalhar em prol da comunidade”, adicionou.

Ainda, na ocasião, o reitor reforçou o papel do hospital e sua equipe para a região pelos resultados que foram conquistados, especialmente após a pandemia e durante a enchente de maio, com a sustentação da própria Universidade. “O HU se destaca pela promoção da saúde de forma ética e humanizada. É responsável por um milhão de atendimentos em 2024, que impactou mais de 150 mil pessoas, reafirmando sua influência regional”.

Currículo

Cayo Lopes é formado em Medicina pela UCPel, em 2004, pós-graduado em Nefrologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), em 2010, e em Medicina de Família e Comunidade, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2015.

Cayo Lopes atua desde setembro de 2015 como professor do curso de Medicina da UCPel nas disciplinas do Núcleo de Saúde Coletiva (Foto: Julia Barcelos/JTR)

Após tornar-se professor da UCPel, em 2015, foi preceptor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e médico da Atenção Primária à Saúde em Unidade Básica de Saúde (UBS) ligada à universidade. Foi chefe do Núcleo de Saúde Coletiva da UCPel e coordenador do internato em Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Também foi supervisor médico do Programa Mais Médicos para o Brasil, através da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), de agosto de 2015 a setembro de 2022 e de setembro de 2023 a abril de 2024; tutor acadêmico principal do Projeto Mais Médicos para o Brasil (SA/PMMB), no âmbito da UCPel, desde março deste ano; e mestrando do Programa de Pós-graduação em Saúde no Ciclo Vital da UCPel.

Possui experiência em Nefrologia Ambulatorial e Terapia Renal Substitutiva, com atuação nos serviços Nefron Transplante e Diálise LTDA, em Porto Alegre, e no Centro de Diálise do Vale do Assu em Assu (RN). Destaque para atuação em Atenção Primária à Saúde, em UBSs com ESF, em Porto Alegre.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome