*Com informações da Assessoria de Imprensa
Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (10), o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Pereira Bachettini Júnior, anunciou a mudança na direção do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). O cargo de diretor-geral, atualmente ocupado por Marcio Slaviero, será assumido por Cayo Lopes, professor e atual coordenador do curso de Medicina da Universidade desde julho de 2022.
O atual diretor-geral assumiu a direção do HUSFP em junho de 2022 e sai para assumir novos desafios. Slaviero ficará no cargo até o dia 5 de janeiro. “Conduziu brilhantemente esse trabalho, na sua relação com a comunidade, com a saúde pública de Pelotas e região”, descreveu o reitor.
Em sua fala, Slaviero relembra a importância do HUSFP o Estado, bem como momentos de seu tempo na instituição. “Me enche de orgulho, todos que estão lá. Eu acho que o HU sai maior desse período. Todos nós, pessoas físicas, saímos maiores. O nosso curso, a nossa escola sai cada vez maior. Desejo muito sucesso a todos. E, por mais que seja um período pequeno, eu me sinto filho dessa casa também e levarei isso para sempre com muito orgulho. Foram dias intensos de dedicação e esse pertencimento vai ser eterno. Desejo um futuro brilhante a todos, à instituição e, principalmente ao Caio, muita sabedoria, serenidade e muita confiança”.
Lopes atua desde setembro de 2015 como professor do curso de Medicina da UCPel nas disciplinas do Núcleo de Saúde Coletiva. “O médico e professor Cayo tem formação e vivência com professores, alunos e equipes médicas, sempre atuou em várias frentes e, a partir de janeiro, assume o comando do hospital com tranquilidade, experiência e transparência. Certamente vai fortalecer a saúde regional com foco humano e inovador”, declarou o reitor. “Faço o meu agradecimento ao Márcio Rafael Slaviero por esse tempo dedicado à nossa estrutura e desejando pra ele muito sucesso nesse novo desafio, que tenho certeza será também motivo de orgulho para todos”, completa.
Passando para seu momento de fala, Lopes afirma se sentir honrado e desafiado com a indicação. “A expectativa é enorme por se tratar do maior cenário acadêmico da maior escola médica do Rio Grande do Sul. Seguiremos entregando um trabalho qualificado e comprometido, esse é o nosso dever”, relata. “Tenho certeza que tenho e terei uma equipe qualificada, que busca trabalhar em prol da comunidade”, adicionou.
Ainda, na ocasião, o reitor reforçou o papel do hospital e sua equipe para a região pelos resultados que foram conquistados, especialmente após a pandemia e durante a enchente de maio, com a sustentação da própria Universidade. “O HU se destaca pela promoção da saúde de forma ética e humanizada. É responsável por um milhão de atendimentos em 2024, que impactou mais de 150 mil pessoas, reafirmando sua influência regional”.
Currículo
Cayo Lopes é formado em Medicina pela UCPel, em 2004, pós-graduado em Nefrologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), em 2010, e em Medicina de Família e Comunidade, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2015.
Após tornar-se professor da UCPel, em 2015, foi preceptor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e médico da Atenção Primária à Saúde em Unidade Básica de Saúde (UBS) ligada à universidade. Foi chefe do Núcleo de Saúde Coletiva da UCPel e coordenador do internato em Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Também foi supervisor médico do Programa Mais Médicos para o Brasil, através da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), de agosto de 2015 a setembro de 2022 e de setembro de 2023 a abril de 2024; tutor acadêmico principal do Projeto Mais Médicos para o Brasil (SA/PMMB), no âmbito da UCPel, desde março deste ano; e mestrando do Programa de Pós-graduação em Saúde no Ciclo Vital da UCPel.
Possui experiência em Nefrologia Ambulatorial e Terapia Renal Substitutiva, com atuação nos serviços Nefron Transplante e Diálise LTDA, em Porto Alegre, e no Centro de Diálise do Vale do Assu em Assu (RN). Destaque para atuação em Atenção Primária à Saúde, em UBSs com ESF, em Porto Alegre.